Minicom homologa o switch-off de Rio Verde

O Ministério das Comunicações publicou, nesta sexta-feira, 1°, a portaria que homologa o desligamento das transmissões das programações, realizados até o dia 1° de março de 2016, de todas as emissoras de televisão, em tecnologia analógica, no município de Rio Verde, em Goiás. Segundo o ministro André Figueiredo, o switch-off na cidade-piloto foi plenamente exitoso. Ele salienta que a cidade é a primeira da América do Sul completamente digital.

Segundo Figueiredo, a experiência em Rio Verde servirá de aprendizagem para propiciar o desligamento de Brasília e das cidades do entorno, marcado para o dia 26 de outubro. No ato da assinatura, o ministro reconheceu que o município goiano teve o desligamento do sinal analógico da TV aberta fora da meta de aferição dos domicílios aptos a receberem as transmissões digitais. Chegaram a 86%, abaixo do percentual estabelecido de 93%. "Na verdade, em nível mundial, o percentual de pessoas que deixam para comprar uma nova TV ou um conversor, ela orbita de 15% para cima e em Rio Verde não foi diferente", disse. Mas ressaltou que esse número, que foi apoiado pelos radiodifusores, em 15 dias após o switch-off subiu rapidamente, com acréscimo de 10 pontos percentuais.

"Nós temos esse aprendizado que será aplicado em Brasília para que o desligamento não ocorra com um percentual menor do que os 93%", afirmou Figueiredo. Para a capital Federal, a previsão é de que serão distribuídos 370 mil conversores e antenas para os beneficiários do Bolsa Família e dos demais programas sociais do governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui