Grande Prêmio do Cinema Brasileiro anuncia indicados

A 15ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro definiu a lista dos indicados deste ano. Oito filmes concorrem ao prêmio de melhor longa-metragem de ficção, o mais aguardado da noite: "A história de eternidade", "Ausência", "Califórnia", "Casa Grande", "Chatô – O rei do Brasil", "Que horas ela volta?", "Sangue Azul" e "Tudo que aprendemos juntos". Ao todo, 31 produções estão indicadas em 25 categorias. "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, é o líder de indicações (14), seguido de "Chatô – O rei do Brasil", de Guilherme Fontes (12), e "Casa Grande", de Fellipe Gamarano Barbosa (11). A premiação, que acontece no dia 4 de outubro às 20h, no Theatro Municipal. A votação tem a apuração da PwC.

Para estatueta de melhor direção concorrem Anna Muylaert, com "Que horas ela volta?", Camilo Cavalcanti, com "A história da eternidade", Chico Teixeira, por "Ausência", Daniel Filho, com "Sorria, você esta sendo filmado", Eduardo Coutinho, por "Últimas conversas", Erik Rocha, com "Campo de jogo"e Felipe Gamarano Barbosa, por "Casa Grande".

No prêmio de melhor atriz, estão no páreo Alice Braga (por Eva em "Muitos homens num só"), Andrea Beltrão (por Vivi em "Chatô – O rei do Brasil"), Dira Paes (por Florita em"Órfãos do Eldorado"), Fernanda Montenegro (por Dona Mocinha em "Infância"), Marcélia Cartaxo (por Querência em "A história da eternidade") e Regina Casé (por Val em "Que horas ela volta?"). Já na categoria melhor ator disputam Daniel de Oliveira (por Guima em "A estrada 47"), Irandhir Santos (por Ney em "Ausência"), João Miguel (por Augusto Matraga em "A hora e a vez de Augusto Matraga"), Lázaro Ramos (por Laerte em "Tudo que aprendemos juntos") e Marco Ricca (por Chatô em "Chatô – O rei do Brasil").

A disputa estará aberta para o voto popular a partir do dia 9 de setembro até o dia da premiação, através do site www.academiabrasileiradecinema.com.br. Os filmes serão exibidos a partir do dia 21 de setembro em três salas do Rio de Janeiro: Biblioteca Parque Estadual, Nucine João Uchôa e Cine Arte – UFF; além de salas nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

A cerimônia, que terá transmissão ao vivo do Canal Brasil, será dirigida pela primeira vez por Rafael Dragaud. Diretor responsável pela reformulação do "Criança Esperança" nos últimos dois anos.

Homenagens

O cineasta Daniel Filho será o grande homenageado da noite. Em seu currículo, o diretor acumula mais de 86 novelas, 51 minisséries e seriados, além de 18 musicais e 108 filmes. Foi o diretor de sucessos como "Se eu fosse você" (1 e 2), "A Dona da história", "Tempos de Paz" e "Chico Xavier", além de estar envolvido em alguns dos maiores sucessos da retomada, como "Carandiru", "Cidade de Deus" e "Dois filhos de Francisco". Em outubro, Daniel estreia nova produção, "É Fada!", com direção de Cris D'Amato e que marca a estreia da atriz e youtuber Kéfera Buchmann nas telonas.

Também será feita uma homenagem a Chico Moreira (1952-2016), que atuou como fotógrafo, montador, pesquisador, conservador e restaurador cinematográfico. Receberá o Prêmio Especial de Preservação (post mortem). Chico tornou-se um dos precursores da restauração e da utilização de imagens de arquivo em novas obras audiovisuais no Brasil. Trabalhou como restaurador na Cinemateca do MAM-RJ entre 1979 e 1999 e, em paralelo, desenvolveu carreira como montador, sendo o responsável pela montagem de filmes como "Jango" (1984), de Silvio Tendler, e "Lost Zweig" (2002), de Sylvio Back.

O Prêmio é realizado pela Academia Brasileira de Cinema e conta com o patrocínio Master da TV Globo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da RioFilme, do Canal Brasil e copatrocínio do Telecine, Cinemark e Hotéis Othon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui