Incêndio na Cinemateca queima mil rolos de filmes

Um incêndio em parte do prédio da Cinemateca Brasileira na madrugada desta quarta, dia 3, destruiu cerca de mil rolos de filmes. O fogo atingiu um dos quatro depósitos de armazenamento de filmes em suporte de nitrato de celulose, característico da produção cinematográfica anterior à década de 1950. A instituição, vinculada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, fica na região de Vila Clementino, na Zona Sul de São Paulo.

Segundo a SAV, dos rolos, 17 são curtas-metragens e o restante são cinejornais. A maioria está conservado em outras mídias/suportes. A Cinemateca prepara um levantamento da parte afetada que estava sem duplicação.

A estrutura incendiada foi criada especificamente para acomodar o acervo de filmes no suporte de nitrato e não conta com rede elétrica, para evitar riscos de curto-circuito, e as paredes não são conectadas com o teto para evitar propagação do fogo. Segundo a SAV, a construção se mostrou eficiente para sua finalidade, uma vez que o fogo não atingiu nenhuma outra câmara do depósito.

Ainda segundo a SAV, p incêndio destruiu pouco menos de 0,4% do total do acervo da Cinemateca.

A Cinemateca Brasileira conta com o maior acervo da América Latina, formado por cerca de 200 mil rolos de filmes, que correspondem a 30 mil títulos. São obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares, nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui