"Maria Luiza" terá sessões com presença da militar que dá nome ao filme e do diretor

"Maria Luiza", documentário dirigido por Marcelo Díaz com produção da Diazul de Cinema, está na programação do Festival Internacional É Tudo Verdade, dentro da mostra "O Estado das Coisas". O filme terá sessões com a presença do diretor e também da própria Maria Luiza, que dá nome ao longa, a primeira militar transexual das forças armadas brasileiras.

O documentário retrata a história da cabo da FAB por 22 anos que se aposentou por invalidez após assumir sua condição de transexual. Ao longo de 80 minutos, ele investiga os motivos pelos quais ela foi impedida de continuar a exercer sua atividade militar como mecânica de aviação e realizar seu sonho de vestir a farda feminina. As filmagens duraram ao todo dois anos, em períodos espaçados. Foram inúmeros encontros com Maria Luiza, desde a fase de pesquisa até as filmagens. Além da habitual dificuldade para levantar financiamento para produzir o filme, outro grande desafio encontrado ao longo de todo o processo foi acessar o universo militar.

O filme foi realizado com recursos do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) e será distribuído no Brasil pela Olhar Distribuição. O lançamento comercial está previsto para o segundo semestre de 2019. Na programação do Festival, Marcelo Díaz e Maria Luiza estarão juntos acompanhando as sessões do dia 07 de abril, domingo, às 19h, no Centro Cultural São Paulo, e no dia 10, quarta-feira, às 20h, no IMS do Rio de Janeiro. Já o diretor participa sozinho das sessões do dia 09, terça, às 17h30, no Sesc 24 de Maio (em São Paulo), e no dia 11, quinta, às 21h, no Estação Net Botafogo 3 (Rio de Janeiro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui