Ativistas estadunidenses participam do Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual

Nesta quarta-feira, dia 04 de julho, aconteceu em São Paulo a segunda edição do Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual. Realizado pela Ancine em parceria com o CineSesc, o evento contou com a participação das influentes ativistas estadunidenses Fashen Cox DiGiovanni e Mercedes Cooper, que apresentaram suas ações em prol da igualdade de gêneros no setor.

Fashen, que é filha de mãe branca e pai negro, enfrentou questões relacionadas ao racismo desde o início de sua carreira no mercado audiovisual, no qual ela começou trabalhando como atriz. Após atuar também como produtora e diretora e, assim, entrar em contato diretamente com os dados de desigualdade de gênero, que eram e ainda são bastante alarmantes – em 2016, por exemplo, havia uma diretora mulher para cada 5,6 diretores homens nos EUA – Fashen decidiu voltar seus esforços especificamente à causa e criou o "Inclusion Rider", iniciativa que propõe uma "cláusula de equidade", que os atores podem exigir como parte de seu contrato, estipulando que a narrativa do filme e as equipes de trabalho por trás dele reflitam a diversidade existente na sociedade. Na prática, ela e os demais criadores do documento levam o material às mesas de negociação e estúdios, alertando as equipes da importância de incluir mulheres na frente das câmeras e nos bastidores da produção audiovisual também. "Os números de pesquisa que obtivemos são de extrema importância, pois trazem embasamento à causa e mostram que não se trata apenas da nossa opinião.", explica.

Rapidamente, o movimento cresceu, foi divulgado pela imprensa global e ganhou o apoio de atores de diferentes países. Na cerimônia do Oscar deste ano, por exemplo, a vencedora da categoria de "Melhor Atriz", Frances McDormand, pelo seu papel em "Três Anúncios Para Um Crime", citou o "Inclusion Rider" e reforçou sua importância. "Apesar de estarmos ganhando cada vez mais força, ainda há muito trabalho a ser feito. Não existe uma oficialização de cláusula de igualdade nos contratos pela lei.", reforça Fashen.

Hoje, o movimento visa incluir também outras parcelas que sofrem com a desigualdade no setor, como os LGBTQ+ e os deficientes físicos. "Precisamos falar sobre isso e mostrar a verdade do mercado. E essa verdade, muitas vezes, é desconfortável.", declara.

Apesar de ainda existir um longo caminho pela frente, a atriz, produtora e diretora enxerga as evoluções: "Neste ano, foram convidados 920 novos membros para a Academia de Cinema. Se todos os indicados aceitarem o convite, o grupo será formado então por 40% de membros do sexo feminino e 38% negros. É um grande avanço.".

Para continuarmos em busca da mudança desse cenário, Fashen acredita que é essencial reconhecermos que a indústria atual ainda é branca e masculina e, a partir daí, nos questionarmos como isso aconteceu para, então, quebrarmos esse sistema. "Cabe a nós arcar com essa responsabilidade e assumir com esse comprometimento. Devemos, por exemplo, recusar apoio a projetos que apaguem essas pessoas.", sugere. E completa: "Nosso objetivo é mostrar aos homens brancos o que deve ser feito, ou seja, estimular que as histórias das mulheres, dos negros, dos LGBTQs e de outras parcelas menosprezadas pelo setor sejam contadas nos filmes. É mostrar essa identidade.". Fashen completou dizendo que não podemos mais aceitar as "desculpas de Hollywood", que muitas vezes se recusa a dar grandes papéis a mulheres e negros porque, segundo eles, não dá lucro. "Filmes como o infantil 'Moana' e o recém-lançado 'Pantera Negra' estão aí para provar o contrário.", argumenta. "A mudança não é automática. Boas intenções não bastam. É preciso agir e causar impacto até que essas discussões não sejam mais necessárias.", completa.

A ativista contou ainda que o próximo passo é nomear publicamente os estúdios que não estão levando o "Inclusion Rider" em conta. "Nós apresentamos pessoalmente o projeto a eles para que implementassem a cláusula. Se disseram que o adotariam e não fizeram isso, precisamos que todos saibam disso.", afirma.

Outra ativista que participou do Seminário foi Mercedes Cooper, diretora de marketing da Array, empresa fundada pela cineasta Ava DuVernay para a distribuição e divulgação de filmes produzidos por mulheres e negros. O projeto começou em 2011, com o lançamento do longa-metragem "I Will Follow", dirigido pela própria Ava. Hoje, já são 18 filmes distribuídos.

A Array conta com diversos parceiros. A começar pelo grupo de artistas, "componente essencial" da plataforma, de acordo com Mercedes. "O nosso time de artistas parceiros é formado por pessoas de todos os tipos, vindas de diversos países diferentes. Eles produzem suas obras e nós a distribuímos. A ideia não é transformar esses filmes em blockbusters ou concorrer com os longas estrelados por grandes celebridades, e sim levar essas histórias ao maior número de pessoas que pudermos.", diz. Mercedes conta que, para analisarem se um filme vai ao encontro dos propósitos da Array, eles se perguntam: "Essa história nos toca?"; "Gera identificação?"; e ainda "A voz deste cineasta precisa ser ouvida?". Se a resposta de pelo menos uma dessas questões for sim, então eles abraçam a causa e trabalham na distribuição.

Na prática, essa distribuição funciona por meio de parcerias. "Contamos com o apoio de espaços de exibição para projetar esses filmes.", conta Mercedes. "Esses espaços não são necessariamente salas de cinema – são, muitas vezes, opções não-convencionais, como espaços de artes, teatros ou centros comunitários. Nosso crescimento acontece aos poucos, nas comunidades, e é assim que vamos ampliando nossas janelas exibidoras.", explica.

Além dos apoiadores financeiros, a Array conta ainda com uma grande base de voluntários que, segundo Mercedes, têm a missão de "disseminar a palavra" do projeto. "São pessoas extremamente engajadas que nos ajudam a levar os filmes para outras cidades, por exemplo.", afirma Mercedes. A venda de convites dessas sessões é o que ajuda a Array a se monetizar e se manter financeiramente.

Os próximos planos da plataforma são grandiosos: a empresa já está construindo uma sede física própria, em Los Angeles, que vai receber elencos, diretores, escritores entre outros braços das produções. A ideia é ter, nesse mesmo espaço, um estúdio de produção e, no futuro, até um cinema próprio – revelou a diretora. Outra novidade é que o grupo pretende financiar ainda cursos de especialização para os cineastas da Array, para investir cada vez mais no potencial desses talentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui