Satélites
04/09/2018, 13:02

SES-14 entra em operação

Mais de oito meses após o lançamento (e do pequeno susto ao ser liberado), o satélite SES-14 entrou em operação comercial, segundo informou a operadora SES nesta terça-feira, 4. O artefato expande a cobertura na América Latina com serviço DTH, além de conectividade para o mercado aeronáutico e outras aplicações de alto tráfego nos mercados marítimo e de backhaul para redes móveis. O satélite tem ainda uma carga da missão de observação em escala global da Nasa (chamada Gold) para coletar imagens da atmosfera terrestre a partir de uma posição geoestacionária.

O satélite foi lançado em janeiro a partir do Centro Espacial da Guiana em Kourou, na Guiana Francesa, em um foguete Ariane 5. Construído pela Airbus Defence and Space, ele substitui o NSS-806, e a licença para operar na posição orbital brasileira foi conquistada no leilão de espectro em 2014. Em comunicado, a companhia comemorou o início da operação comercial do artefato, destacando a atuação no mercado de TV por assinatura na América Latina e na conectividade embarcada em voos nas Américas e rotas do Atlântico Norte.

Totalmente elétrico, o SES-14 tem alta potência e conta com feixe amplo das bandas C e Ku e feixes spots de alto throughput de banda Ku. Ele está posicionado a 47,5 graus Oeste e cobre as Américas, bem como o Atlântico Norte e a África Ocidental. Trata-se do segundo satélite híbrido da SES para as Américas (o primeiro foi o SES-15).

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2018 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top