NHK faz parceria com a Eutelsat para lançamento de primeiro canal 8K do mundo

A emissora japonesa NHK fez uma parceria com a Eutelsat para o lançamento do primeiro canal 8K do mundo, o BS8K. A primeira transmissão ao vivo ocorreu no último sábado, dia 02 de dezembro, a partir do Vaticano. Ali, imagens foram transmitidas para Tóquio via satélite Eutelsat 12 West B, com um uplink móvel fornecido pela M-three Satcom.

A novidade tecnológica foi possível graças à modulação DVB-S2X, em 16APSK e codificação HEVC. As imagens – 7680 pixels sobre 4320 linhas, com 33,3 milhões de pixels por imagem – foram tiradas a 60 quadros por segundo com dados de ampla qualidade: espectro de cores BT2020, com 10 bits de profundidade de cor (1 bilhão de cores) e alta faixa dinâmica HLG (Hybrid Log Gamma), combinado com canal de áudio 22,2.

O novo canal já está no ar exclusivamente no Japão. Ele apresentará, em Ultra HD 8K, imagens dos principais eventos culturais e esportivos, além de museus e paisagens naturais, oferecendo uma experiência imersiva aos espectadores em programação transmitida 12 horas por dia. O canal permitirá novos testes com 8K antes da implantação em larga escala do formato para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui