Canal Max estreia série que homenageia cinema brasileiro

O canal Max, da HBO, estreia nesta terça, 5, "50 Grandes Filmes Brasileiros", série em dez episódios que relembra e homenageia o cinema nacional.

Os títulos foram escolhidos por um júri especializado, cujos nomes não são citados no programa (aparecem apenas nos créditos). A condução é do jornalista Rubens Ewald Filho. Ele explica que não se trata de uma lista dos melhores filmes, porque seria subjetivo demais, e que ele próprio não interferiu nas escolhas.

Silvio de Abreu, um dos entrevistados, e Rubens Ewald Filho
Silvio de Abreu, um dos entrevistados, e Rubens Ewald Filho

Os programas estão divididos por temas. Assim, um episódio abordará o cinema policial, outro a comédia e assim por diante, reunindo, cada um deles, filmes de diferentes épocas. A série é produzida por Luis F. Peraza, Roberto Rios, Maria Angela de Jesus e Paula Belchior pela HBO Latin America Originals, por Tatiana Quintella, da Popcon, e Rubens Ewald Filho, com recursos do Artigo 39. A direção geral é de Thiago Brandimarte Mendonça.

Um dos maiores desafios, conta a produtora Tatiana Quintella, foi conseguir os trechos dos filmes que ilustram a série. O trabalho foi desde a busca dos detentores dos direitos, o convencimento a que cedessem os trechos, e depois a obtenção das obras em si. Em muitos casos teve que ser feito um tratamento das imagens, já deterioradas. "Algumas famílias cederam as cópias na hora, e nem cobraram. Com outras foi mais complicado", conta Ewald.

Luiz Carlos Barreto é um dos diretores retratados
Luiz Carlos Barreto é um dos diretores retratados

As entrevistas foram gravadas há cerca de dois anos, e tomaram dois meses de trabalho. O programa traz entrevistas de diretores que morreram desde então, como Hugo Carvana, homenageado na série.

O canal não licenciou os filmes para a exibição na íntegra. Apenas um deles, escolhido pelo júri, deve ser exibido ao final da série.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui