Para FOX, modelo OTT se justifica pela baixa penetração do mercado brasileiro

Nesta semana, a FOX Networks Group Latin America anunciou a chegada do FOX+ no Brasil, plataforma OTT que que reúne programação ao vivo de seus 11 canais e biblioteca de conteúdos, ao preço fixo de R$34,90.

De acordo com Sérgio Domanico, VP de marketing da FOX Networks Group Brasil, a demanda surgiu diante da constatação de que o impacto da TV paga nos lares brasileiros é de apenas 25%: "Isso significa que estávamos atingindo apenas 18 milhões de lares do país, deixando de fora outros 50 milhões", explica Domanico. "É um público muito grande sem acesso ao conteúdo da TV por assinatura e, por isso, quisemos levar a possibilidade de assistir à nossa programação sem a necessidade de assinar um pacote de TV a cabo", conclui.

Com o objetivo de diversificar e ampliar a audiência do canais do Grupo FOX, o FOX+ tem como principal target a geração millennial, que não tem mais a necessidade de ter um aparelho de televisão, menos ainda um pacote de TV por assinatura. O apego desse público é ao conteúdo, e não à plataforma. "A ideia do FOX+ surgiu antes mesmo da grande queda dos assinantes de TV por assinatura que tem acontecido nos últimos dois anos. Trabalhamos neste projeto há mais de um ano e meio, então não se trata de uma resposta para esse cenário de diminuição de público.", defende o VP.

Durante esse tempo de trabalho pré-lançamento, uma das ações do grupo foi pesquisar a fundo os valores que esse pacote poderia ter. "Fizemos uma longa pesquisa de mercado com os atuais preços das TVs por assinatura e chegamos à conclusão de que o valor de R$34,90 para 11 canais é um bom custo-benefício. Além disso, mais de 80% das pessoas com as quais falamos se declara dispostas a arcar com esse custo diante das funcionalidades do FOX+.", conta Sérgio.

Ao ter o FOX+ comparado à Netflix, o Sérgio Domanico declara: "Não enxergamos a Netflix como concorrente. A grande maioria dos assinantes de Netflix também assina a TV paga, então dividimos o mesmo público. A nossa força principal está na TV ao vivo diversificada, com canais infantis, de filmes, de séries premiadas, esportes entre outros. As séries estreiam na TV por assinatura antes de chegarem à Netflix, por exemplo, então acredito que nossos diferenciais não possibilitem essa concorrência". Lembrando que a Netflix tem, hoje, grande parte de seu acervo composto por séries originais em que a plataforma é a primeira janela.

Em um primeiro momento, o VP descarta a possibilidade de criação de conteúdos exclusivos para o FOX+. "O que pode acontecer é estrearmos séries primeiramente no FOX+ e depois na televisão, ou ainda oferecer aos assinantes do pacote jogos de futebol exclusivos, pois muitas vezes há muitas partidas acontecendo no mesmo dia e não conseguimos transmitir todas.", finaliza Domanico.

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