Produção do setor eletroeletrônico cai em junho

A produção do setor eletroeletrônico caiu 3,5% em junho no comparativo com o mesmo período de 2015, de acordo com dados do IBGE divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) nesta sexta-feira, 5. Embora a comparação trimestral mostre recuo menor do que a indústria em geral (5,9%), no acumulado do primeiro semestre o setor eletroeletrônico registrou queda maior: 19,3%, contra 9,1% da indústria em geral.

Os equipamentos de comunicação foram os únicos a registrar crescimento no comparativo anual: 12,7%. Considerando o mês imediatamente anterior, sem ajuste sazonal, caiu 9,6%. No semestre, a queda foi maior: 23,7%. Os equipamentos de informática e periféricos cresceram 21,3% entre maio e junho e caíram 8,9% comparado a junho de 2015. No acumulado de seis meses, a redução foi de 32,8%.

No comparativo com o mês imediatamente anterior, entretanto, o setor eletroeletrônico cresceu 1,3% no País considerando "ajuste sazonal" (segundo metodologia da associação, correção de impactos de feriados), mas caiu 5,2% sem considerar esse ajuste. Em comunicado, o presidente da Abinee, Humberto Barbato, afirma esperar por um segundo semestre melhor, com queda "menos expressiva". A previsão é de 7% de redução na produção industrial do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui