MERCADO
05/09/2018, 10:24

Consumo de filmes e séries no país e diversidade são os próximos estudos da plataforma Gente, do grupo Globosat

POR REDAÇÃO

A plataforma Gente foi criada pelo grupo Globosat com o objetivo de identificar dados relacionados ao comportamento do consumidor e dividi-los com o mercado. Ainda pouco divulgada no setor, a rede de insights compartilha gratuitamente todos os resultados de suas pesquisas. "A Globosat está em processo contínuo de transformação e reconhece que os estudos trazem informações que ajudam não só internamente, mas que servem para o mercado também. O objetivo principal é dividir o conteúdo, que pode virar insights, consequentemente ideias que vão construir estratégias mais assertivas.", explica Mariana Novaes, gerente de marketing do Grupo. E ela acrescenta: "O mercado reagiu muito bem à iniciativa e já começamos a criar novos conteúdos em conjunto com marcas e profissionais da nossa indústria.".

Desenvolvendo pesquisas relacionadas diretamente às temáticas abordadas pelas programações do canais, a Gente se prepara para lançar, neste segundo semestre do ano, estudos dos canais Telecine, Universal, Multishow e GNT. "São temas que vão desde o que é diversão para o brasileiro até como é o consumo de filmes e séries no país. Em novembro, lançaremos um estudo inédito sobre respeito às diferenças e como o brasileiro lida com a diversidade. Outro mapeamento que está sendo realizado é sobre a relação das pessoas com seus sentimentos neste atual contexto social.", adianta Giani Scarin, gerente de pesquisa e inteligência de mercado da Globosat.

Giani afirma que é um desejo do grupo que a plataforma seja cada vez mais colaborativa e ancorada nas temáticas que estão na pauta das marcas e da sociedade. "A ideia é gerar novas conversas e reflexões a partir de conteúdos multimídia. Seja por meio de vídeos, artigos, infográficos, listas ou podcasts.", revela. Já Mariana completa dizendo que Gente reforça a marca Globosat como referência em produção de conteúdo e também no diálogo com marcas e pessoas. "No momento, temos estudos em parceria com os canais Globosat e institutos de pesquisa. Mas sendo ela uma plataforma viva, estamos abertos para produzirmos algo em parceria com outras marcas, seja qual for seu ramo de atuação.", avisa.

Um exemplo prático que mostra como os estudos são aplicados na estratégia é o projeto Passaporte SporTV. Ele nasceu diretamente de estudos quando o canal começou a mostrar a sua presença em grandes eventos e os consumidores se questionavam como o SporTV estava no mundo inteiro. "A partir disso, embasado por pesquisas, foi percebido que este público tinha a TV por assinatura como uma ferramenta de cultura e de aprendizado, justamente no momento que foi o boom da classe C. Então, entendido essa importância da televisão através do estudo, foi criado o Passaporte SporTV.", finaliza Mariana.

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