CinebrasilTV estreia série sobre instrumentos musicais brasileiros

O CinebrasilTV exibirá mais uma série nacional inédita, produzida com recursos do FSA. "Taquaras, Tambores e Violas", da produtora Laboratório Cisco, de Campinas (SP) estreia amanhã, dia 7, às 21h, com reprise dia 10, domingo, às 20h40, na faixa Meu Brasil Brasileiro. São 13 episódios (26') sobre 13 diferentes instrumentos, entre eles atabaque, alfaia, tambu, xequerê, viola machete, viola caipira, berimbau, gonguê, rabeca, pífano, pandeiro brasileiro. A direção é de Hidalgo Romero Lopes.

São apresentados o artesão do instrumento e suas habilidades, os músicos que tocam esse instrumento e o acontecimento cultural que envolve a produção e a difusão de cada instrumento. A feitura de instrumentos musicais brasileiros, como nossa etnia mestiça, tem origem nos instrumentos indígenas, nativos, e nos instrumentos africanos e europeus que chegaram ao País durante a colonização e o Império. Como aconteceu com as religiões, a culinária, a língua, o comportamento e os costumes, também a música e os instrumentos passaram por esse processo de mistura, resultando no surgimento de novos instrumentos, genuinamente brasileiros.

A segunda temporada já está em produção. Nela, outros instrumentos serão resgatados e outros artesãos, mestres e músicos contarão suas histórias e mostrarão como se faz e como se tocam seus sopros, cordas e percussões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui