Meios digitais: "o melhor canal de distribuição de conteúdos"

Os conteúdos para a era digital foram tema do último painel do MITV – Mercado Internacional de Televisão, que acabou nesta terça, 6, em São Paulo. Caíque Severo, diretor de inovação da DM9DDB, afirmou que a banda larga atingiu massa crítica no Brasil em 2005, o que explicaria fenômenos como a grande popularidade do Orkut no País. Para ele, graças à penetração da banda larga, o PC passa a ser "o verdadeiro canal de distribuição de conteúdos, inclusive audiovisuais". Severo destaca três características da Internet em banda larga nos PCs: conteúdos criados pelos próprios usuários, como o You Tube; a possibilidade de fazer download de contúdos de múltiplos usuários simultâneos através do Bit Torrent; e a possibilidade de receber passivamente conteúdos através de RSS. Estas três características, em sua opinião, criam um serviço que chamou de "video on demand personalizado".
Ricardo Sodré, da Trama, também se mostrou otimista com a Internet em relação à distribuição de música. Segundo ele, a rádio está ultrapassada e a Internet é agora a principal forma de divulgação de novos músicos, citando a banda Arctic Monkeys, que se lançou através da rede e já é um sucesso de vendas mundial. Em relação ao peer-to-peer, Sodré diz que se trata de "uma falha dos empresários da música".
O executivo citou ainda o case da própria Trama, o portal online Trama Virtual. Segundo ele, sem uma divulgação formal, o portal já conta com conteúdo de 30 mil bandas e com 400 mil usuários cadastrados. Além das músicas das bandas, o portal conta ainda com vídeos, shows e reportagens.
O portal terá agora um programa no canal Multishow, o que, segundo Sodré, deve aumentar consideravelmente o número de usuários. A espectativa da Trama é poder bancar o serviço através de cotas de patrocínio.

Convergência

Luis Ochôa, LinkConsulting, apreentou um case de sucesso em Portugal que explora diversas mídias: o programa "Diário de Sofia". O programa é sobre uma adolescente que, diariamente, pede a ajuda do espectador para tomar uma decisão. Exibido na TV, o programa conta com a participação do espectador que "ajuda", através do celular, a protagonista a tomar decisões. Além disso, Sofia envia para os espectadores cadastrados, agindo extamente como uma adolescente agiria em relação a suas amigas, mensagens de texto contando novidades e pedindo novamente por conselhos.
O programa usa ainda outras mídias, como rádio, mídia impressa e Internet, para atingir seu público. Segundo Ochôa, a série alia os meios tradicionais, que são "mass-market", com os meios interativos.

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