Comissão aprova relatório que prorroga Recine e Lei do Audiovisual até 2019

A Comissão Especial do Congresso que analisa a Medida Provisória 770/2017, que prorroga o Recine e vários dispositivos da Lei do Audiovisual, aprovou nesta quarta, dia 7, o parecer da Senado Marta Suplicy (PMDB/SP) recomendando a conversão da MP em lei e mantendo os seus dispositivos. Mais do que isso, o relatório da senadora Marta Suplicy alonga a validade dos mecanismos para 2019, e não apenas até o final deste ano como estava previsto no texto original da medida. A manifestação da senadora foi decorrência de um intenso trabalho de negociação da Ancine e da mobilização de diversas entidades do audiovisual, que pediam a aprovação da MP.

O Recine é um programa de desoneração que prevê isenção de tributos federais sobre equipamentos e serviços destinados a investimentos em expansão das salas de cinema. Trata-se da base do programa Cinema Perto de Você. A estimativa da Ancine é que a manutenção do Recine permitirá a expansão da quantidade de salas em 1 mil novas salas de exibição em cinco anos. Hoje, 90% dos municípios não tem nenhuma sala de cinema.

Já entre os mecanismos da Lei do Audiovisual que poderão ser prorrogados estão os artigos 1 e 1A , importantes para a as políticas de fomento e produção independente.

A vitória na comissão ainda precisa ser votada e ratificada pelas duas casas (Câmara e Senado) para que a Medida Provisória se torne lei. Existe nesse momento uma forte pressão da área econômica contra qualquer política de desoneração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui