Travel Box Brazil lança faixa para conteúdos produzidos no Nordeste

O Travel Box Brazil, canal da programadora Box Brazil, lançou uma faixa chamada "Conexão Nordeste". A ideia é concentrar, ali, conteúdo exclusivamente produzido na região. Entre as atrações, estão "Expedição Nordeste", série já exibida pelas emissoras afiliadas ao SBT no Nordeste e vice-líder de audiência na região, "Bailão" e "Nordeste Mais" – todas assinadas pela Têm Dendê Produções.

Vânia Lima, diretora da Têm Dendê, conta que a parceria com o canal começou a se desenvolver durante uma rodada de negócios realizada em 2016: "Na ocasião, apresentamos nossa cartela de projetos, ouvimos diretores da Box Brazil para entender suas necessidades e, a partir dessas conversas e reuniões, construímos uma relação que após algumas negociações se concretiza agora com a veiculação desses conteúdos, em segunda licença, na grade de programação". Com as atrações no ar, Vânia espera comprovar que "o conteúdo produzido em qualquer região do Brasil pode ter, sim, um endereçamento nacional", afirmando ser esse o principal objetivo da produtora.

Apesar da maioria dos programas da faixa serem da Têm Dendê, o diretor regional do Nordeste da Box Brazil, Christian Dellon, explica que a gama de parcerias da programadora com produtoras da região é extensa. "O volume e a diversidade de conteúdo são imprescindíveis para a manutenção e ampliação de uma grade e, para termos isso, precisamos desenvolver e estabelecer fortes parcerias. No Nordeste, por exemplo, temos parceiros do Maranhão à Bahia, como Guarnicê, LumeFilmes, DuplaCriação, Sotaque, Baião de Dois, REC, DPE, Movioca e outras", cita.

Sobre a criação de uma faixa exclusiva aos conteúdos produzidos no Nordeste, o diretor justifica: "A Box Brazil sempre dialogou com todas as regiões do país por reconhecer a importância de ter uma relação de proximidade com os conteúdos regionais e, especialmente, por querer apresentar histórias brasileiras contadas sob o olhar de diretores de todas as regiões do Brasil. A diversidade e a riqueza destes são fundamentais para o fortalecimento todos os nossos canais. A região CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste) é um terreno fértil de temas e conta com excelentes produtores". Para ele, a proposta da faixa regional coloca o canal em posição de maior destaque e proporciona ao público experiências inusitadas e distintas do que ele está acostumado a ver.

Na posição de produtora e representante da CONNE, Vânia avalia de forma bastante positiva o crescimento do espaço para produções fora do eixo Rio-São Paulo na televisão brasileira. "Temos encontrado espaço para abrir um grande mercado de conteúdo e geração de emprego. O que antes era restrito a esse eixo, hoje é acessível a outras regiões e não apenas na TV paga – as TVs abertas estão investindo cada vez mais em conteúdo independente. Nas regiões CONNE, por exemplo, esse crescimento tem se dado muito em função das políticas públicas da Ancine e das leis de incentivos dos estados e municípios", declara. "Mas claro, os movimentos são cíclicos. Hoje, por exemplo, estudamos como as produtoras menores podem ter seu espaço diante das novas regras e propostas da Agência Nacional de Cinema", pontua, ao ser questionada sobre os desafios ainda presentes nesse cenário.

Para as demais produtoras interessadas em trabalhar com a Box Brazil, Dellon avisa: "Sempre procuramos a proximidade com os produtores e com o Travel Box Brazil não é diferente. Estamos presentes em todos os eventos de conteúdo nacional, independente da região. Nosso time está permanentemente por perto e dialogando. Os projetos nos são apresentados por todos os meios – presenciais ou digitais. Nossas escolhas são alicerçadas, prioritariamente, nos conteúdos que dialoguem com cada canal. A partir dai é que traçamos critérios adicionais para avaliar outros atributos da obra para podermos avançar ou não. Atentar para uma boa temática, roteiro e viabilidade econômica é imprescindível.". Por fim, o diretor da programadora não descarta a possibilidade de serem criadas outras faixas de temática regional dentro dos canais do grupo: "A Box Brazil está e estará sempre em busca de algo novo. Nosso propósito é dialogar com todas as regiões o tempo todo. O volume e a qualidade das obras é que vão determinar a intensidade e velocidade dos nossos próximos passos. Certamente, queremos e iremos mais além".

Em exibição no canal na faixa das 19h, "Expedição Nordeste" narra a viagem de dois jovens expedicionários pelo terceiro maior território do Brasil e em meio a descobertas e aventuras destaca as belezas, cultura, paisagens e territórios dos estados nordestinos. A frente da Expedição estão os irmãos Caiã e Tauã Cordel, filhos do consagrado cantor e compositor Nando Cordel. A série é composta por 20 episódios de 26 minutos de duração cada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui