EBC une programação da TV Brasil e da NBR

Nesta terça, 9, a TV Brasil anunciou nova grade de programação, que vai ao ar já à partir de quarta, 10. A transformação substancial na grade é parte de uma mudança ainda maior, com a junção da TV Brasil e da NBR em um único canal.

Uma portaria assinada nesta terça pelo presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Alexandre Henrique Graziani Júnior, estabelece a união dos canais. A programação, diz a portaria, "preservará o princípio da complementaridade dos sistemas público e estatal, sem qualquer prejuízo ao art. 223, caput, da Constituição Federal de 1988".

De acordo com nota da EBC, foram feitas integrações de equipes, recursos, meios e instalações, agregando conteúdos produzidos pelo núcleo NBR.

Promessa

Durante a campanha eleitoral, o então candidato Jair Bolsonaro prometeu extinguir a TV Brasil. Em outubro passado, já na condição de eleito, Bolsonaro afirmou em entrevista à Record que privatizaria ou extinguiria a TV Brasil, dizendo que a emissora gera prejuízo anual de R$ 1 bilhão.

Em fevereiro deste ano, no entanto, um comunicado enviado pela Secom aos ministérios já apontava uma mudança nos planos, informando que Governo Federal inauguraria uma nova TV pública "com um objetivo mais voltado para o cidadão".

Nova grade

De acordo com TV Brasil, a emissora exibirá conteúdos com mais acessibilidade, educação, cultura e serviços. Embora traga diversos programas inéditos, serão mantidos outros já consolidados, sobretudo, mas não exclusivamente, na programação infantil.

A TV Brasil adota nova marca, que faz alusão ao mapa do Brasil com a união de seus pontos extremos. Entre os destaques apontados pela emissora em sua nova fase, estão a atração "Pablo", dedicada ao espectro-autista, e a faixa "TV Brasil Animada Jovem", que ocupará o horário noturno e será dedicada ao público infanto-juvenil.

A faixa "TV Brasil Animada" permanece no ar de segunda a sexta-feira das 7h30 às 9h30, exibindo programas com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda oculta, interpretação em libras e dublagem. Em seguida vem o "Repórter Visual", programa da interpretação em libras. E aos finais de semana, vai ao ar o "Programa Especial", que tem como apresentadores o cadeirante Juliana Oliveira e a repórter Fernanda Honorato, que tem síndrome de Down.

A grade inédita "Brasil na Faixa" é reservada, de acordo com a emissora, "para o Brasil", com atrações que tem como tema perspectivas do país, tais como roteiros turísticos, fabricações nacionais, obras da engenharia brasileira entre outros. Ela irá ao ar às quintas, das 22h às 0h30. O conteúdo dessa faixa será produzido pela EBC e também originado de parcerias com órgãos públicos e governamentais como a Embrapa, as Forças Armadas e a Fiocruz.

A emissora manterá, de segunda a sexta, programas como o esportivo "Stadium" e o "Sem Censura". O "Cenário Econômico", apresentado pelo jornalista Adalberto Piotto, passa a ser exibido às 18h. O esporte terá mais espaço com exibição de "No Mundo da Bola" às segundas, das 22h às 23h e, aos domingos, das 21h às 22h30. O telejornal diário "Repórter Brasil" muda de horário e entra no ar das 20h15. A agricultura terá um programa especial, que vai ao ar aos domingos, às 6h.

A programação se manterá dividida por diferentes temáticas a cada dia da semana: na segunda-feira, o tema será esporte; na terça, o espaço será reservado a informações, com documentários, entrevistas e conteúdos jornalísticos; na quarta, será dedicada ao cinema; na quinta, o espaço é para o Brasil; e, na sexta, cultura, com exibição de musicais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui