HBO lança aplicativo de acessibilidade no Brasil

A HBO está lançando nesta terça-feira, 09 de abril, o HBO Inclusion, aplicativo que oferece recursos de audiodescrição em português para deficientes visuais e legendas adaptadas com visualização ajustada e zoom para deficientes auditivos. O serviço é gratuito para os assinantes do pacote HBO/MAX e da HBO GO – estes, devem apenas fazer o registro no aplicativo com usuário e senha para começar a utilizá-lo.

O lançamento do app em território nacional no mês de abril foi pensado especialmente por conta da estreia da última temporada de "Game of Thrones", marcada para este domingo, 14 de abril. Para os fãs da série, os recursos do HBO Inclusion já estão disponíveis nas sete primeiras temporadas de "GoT", e os episódios da oitava e última temporada poderão ser vistos com o auxílio do app alguns dias após irem ao ar pela primeira vez na TV. O aplicativo pode ser utilizado individualmente, em dispositivos móveis sincronizados com a transmissão e equipados com fones individuais. Assim, o HBO Inclusion permite que os usuários assistam ao conteúdo com outras pessoas sem interferir na experiência de cada um.

O Brasil é o primeiro mercado da América Latina a contar com o aplicativo. Para aproveitar a experiência, o usuário deve baixar gratuitamente o HBO Inclusion em uma loja virtual, de Android ou iOS, escolher o conteúdo que quer assistir, selecionar e descarregar o tipo de acessibilidade desejado. Em seguida, pressionar o botão de sincronização, conectando seu dispositivo móvel à plataforma utilizada para assistir à série. O recurso da audiodescrição oferece, por meio de uma narrativa em áudio inserida entre os diálogos, uma explicação dos cenários, personagens, formas, cores e detalhes da ação. Já a legenda adaptada permite ao usuário uma visualização nítida, com ajuste de tamanho e aumento do contraste.

A ideia é expandir gradativamente o conteúdo disponível no aplicativo para acompanhamento de séries, filmes e especiais com o uso da noivdade. A tecnologia utilizada no HBO Inclusion foi desenvolvida pela Universidade Carlos III de Madri, na Espanha, e pela WhatsCine, e tem o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao universo audiovisual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui