Vendas de equipamentos de informática e comunicação despencam 16,2% no semestre

As vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação recuaram 3,6% em junho na comparação com o mês anterior. No semestre, a queda é de 16,2% e de 18,3% ante junho de 2015. Em 12 meses, as perdas desse setor chegam a 14%, conforme pesquisa do IBGE divulgada nesta terça-feira, 9.

Para analistas do instituto, entre os fatores que vêm determinando este desempenho destaca-se a influência da evolução da taxa de câmbio, com reflexo nos preços de alguns componentes eletrônicos importados, em especial, para microcomputadores e aparelhos eletrônicos.

Em junho deste ano, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista nacional apresentou variações positivas de 0,1% em volume de vendas e de 0,9% para receita nominal. Com esses resultados, a média móvel trimestral para o volume de vendas, em trajetória descendente desde dezembro de 2014, mostrou variação de -0,2%, enquanto permanece no campo positivo (0,6%) para a receita nominal.

Na série sem ajuste sazonal, em relação a junho de 2015, o volume de vendas apontou queda de 5,3%, 15a taxa negativa consecutiva nessa comparação, porém menos acentuada que as observadas em maio (-9%) e abril (-6,9%). Para o acumulado dos seis primeiros meses do ano, a queda foi de 7%, menor resultado da série. O acumulado nos últimos 12 meses também registrou a maior queda da série histórica (-6,7%).

Por outro lado, a receita nominal de vendas do comércio varejista, em junho de 2016, mantém-se no campo positivo nas mesmas comparações: 6% frente a junho de 2015, 4,5% no acumulado no ano e 3,4% no acumulado nos últimos 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui