A Viacom divulgou nesta quarta, 9, que seu lucro do quarto trimestre caiu significativamente, por conta da perda de receitas tanto em publicidade quanto afiliados (assinaturas). A queda se deu nos Estados Unidos e no exterior. Além disso, o estúdio do grupo, a Paramount Pictures, registrou uma perda de US$ 137 milhões no trimestre.
No quarto trimestre fiscal, a receita da Viacom caiu 15% em relação ao mesmo período do ano anterior para cerca de US$ 3,23 bilhões. O lucro líquido chegou a US$ 252 milhões, ou US$ 0,63 por ação, comparado a US$ 884 milhões, ou US$ 2,21 por ação, no mesmo trimestre de 2015, uma queda de 71%.
Apenas no mercado local dos EUA, a receita publicitária caiu 8%, enquanto a receita publicitária das operações internacionais caiu 7%. As receitas da operação nacional e global caíram 19% e 16%, respectivamente, devido às comparações com o período do ano anterior, quando havia fechado importantes acordos com empresas de SVOD.
Receita de entretenimento filmado caiu 24% para US$ 774 milhões, devido um melhor desempenho no período do ano anterior, com o lançamento de "Missão: Impossible – Vampire Nation".
A empresa aponta, no entanto que começa a ver alguns sinais de estabilização em algumas de suas redes de TV e afirma que prepara um line-up mais promissor de filmes da Paramount.
Fusão
A Viacom pode fundir-se com a CBS Corp. Ambas as empresas são controladas pela família Redstone. A expectativa apontada em veículos americanos é que o CEO Thomas Dooley se demita em poucos dias e seja substituído por Bob Bakish, que foi chefe dos negócios internacionais da empresa.
Parabéns viacom.deixou o Brasil,sem opções de canais. Os assinantes procura mais canais de música. E não causa de filmes.