Emissoras veem redes sociais como plataforma para agregar novas audiências

Embora disputem o investimento publicitário com os grupos tradicionais de mídia, as redes sociais não são vistas como competidores na briga pela audiência por estes grupos. Pelo contrário, são importantes ferramentas para engajar a audiência e até trazer novos espectadores. A opinião é de Marla Drutz, vice-presidente e general manager da emissora americana WDIV-TV, que participou de debate durante o NAB Show nesta segunda, 9, em Las Vegas. Segundo ela, há cinco anos a mídia social se tornou um complemento à audiência do canal. "Ainda a primeira coisa que eu olho é a audiência do canal, mas a segunda é a repercussão nas redes sociais e isso tem um impacto enorme na programação. Você não é a TV número um de notícias no seu mercado se você não é também a número um nas plataformas digitais", disse a executiva.

Segundo ela, mesmo sendo um grupo de mídia tradicional, e cobrando pelo conteúdo, a emissora encoraja seus jornalistas e publicar também as notícias importantes em suas redes sociais. "Também fazemos diversas coberturas ao vivo nessas plataformas. Com isso, ganhamos relevância e repercussão", explica.

Para Noah Theran, SVP de global public affairs & communications na Internet Association, a internet mudou a forma como a mídia é distribuída e o resultado, em geral, é bom. "Haverá muita mudança no cenário ao longo do tempo, mas o futuro será melhor em termos de volume de opiniões. Alguns grupos regionais, como a WDIV-TV, estão se tornando nacionais e graças à cobertura que fazem na Internet. Hoje qualquer grupo pode ter uma cobertura nacional ou internacional", diz.

Para Theran, embora o faturamento publicitário dos plataformas digitais cresçam muto acima da média do mercado, a qualidade do jornalismo dos grupos tradicionais tende a garantir sua presença nessas novas plataformas. "As pessoas adoram compartilhar notícias. Mais notícias são consumidas hoje do que em qualquer outra época", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui