Globo reúne jornalistas, designers e programadores em laboratório de soluções de combate às fake news

A Globo promoveu no fim de semana passado o "Editors Lab", programa idealizado pela Global Editors Network – instituição internacional que visa fomentar inovação digital e jornalismo sustentável. Realizado há seis anos, o programa já teve dois mil participantes, em 40 cidades diferentes. Esta foi a primeira vez no Brasil. O encontro por aqui se deu na sede da emissora, em São Paulo.

A etapa brasileira convocou jornalistas, designers e programadores de universidades, coletivos de ensino e veículos de imprensa. Divididos em equipes, eles desenvolveram protótipos de soluções de combate às fake news. Os grupos tiveram 12 horas para trabalhar em seus projetos.

Após defenderem seus projetos no pitching final para a banca de jurados formada por Evangeline Bourgoing, diretora de conteúdo do GEN; Marco Tulio, coordenador do Google News Lab no Brasil; Camila Achutti, CTO do Master Tech; e Cristiano de Araújo, professor da UFPE, o protótipo do Infoglobo foi eleito o vencedor. Nomeado de 'Trueet' (true + tweet), ele seria uma ferramenta que usa o trabalho colaborativo, através de pessoas preocupadas com as fake news em suas timelines na rede social, para disseminar informações reais sobre o fato, levando "fact checking" para a plataforma quando notícias falsas forem compartilhadas. Em maio, a equipe vencedora vai para Lisboa para participar do GEN Summit 2018, com os autores dos projetos vencedores de cada região.

No início do evento, foram realizadas palestras para inspirarem os participantes com informações úteis para o desenvolvimento de seus projetos. Evangeline Bourgoing mostrou alguns cases de sucesso do Editors Lab, como um protótipo idealizado na Eslováquia, que tem o objetivo de combater o preconceito e a rejeição por informações falsas contra refugiados. A utilidade do projeto para o seu púbico alvo, sua real eficácia, o fácil manuseio de sua interface e sua originalidade foram outros pontos destacados para direcionar as equipes a formularem suas ideias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui