Presidente da FX aponta explosão no número de séries de TV roteirizadas

De acordo com matéria do NY Times, que ouviu John Landgraf , presidente-executivo da FX Networks, em evento da Television Critics Association, há uma explosão no volume de produções de conteúdo roteirizado para TV. O motor dessa explosão é o OTT. Segundo dados apresentados pelo executivo da FX, até o final do ano, devem ser produzidos globalmente 430 a 450 programas de televisão roteirizados em língua inglesa, contra 415 em 2015, quase o dobro dos 210 exibidos em 2009.

Enquanto os canais de TV paga e de TV aberta seguem num ritmo estável de produção, os serviços digitais aumentam suas produções originais: 49 shows já estrearam em serviços de streaming este ano, contra 24 no mesmo período do ano passado.

Para Landgraf, no próximo ano o número de lançamentos de séries roteirizadas em inglês pode facilmente bater a marca de 500 programas.

"Para referência, é mais do que a produção futura anunciada da HBO, Showtime, Starz e FX combinada", disse o executivo no evento. "E essa lista não inclui dezenas de séries documentais ou infantis, nem mesmo séries totalmente roteirizadas produzidas principalmente em um idioma diferente do inglês – digamos, por exemplo, o drama em língua francesa do Netflix "Marseille" – porque consideramos que um show dublado ou com legendadas não é competitivo nos EUA".

No entanto, o executivo é cético quanto à viabilidade econômico desse salto de produção. Segundo ele, TV roteirizada custa muito para produzir e, portanto, requer um grande público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui