Festival de documentários "É Tudo Verdade" anuncia seleção para 2019

Nesta segunda-feira, 11 de março, a organização do Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade" anunciou a seleção de filmes para a 2019, ano em que acontece a 24ª edição do evento. A mostra exibirá 66 filmes, em sessões gratuitas, entre os dias 04 e 14 de abril, em São Paulo, e entre 08 e 14 de abril, no Rio de Janeiro.

A edição deste ano chega com boas novidades, como o aumento do número de títulos selecionados – em 2018, foram 55. Além disso, no Rio de Janeiro, o Festival amplia ainda o número de salas e aumenta em um terço o número de sessões programadas, apesar da agenda mais concentrada. Os filmes premiados no É Tudo Verdade 2019, nas competições de curtas e longas- metragens, estarão automaticamente classificados para serem examinados para a disputa do Oscar do ano que vem. O convite para o Festival se tornar um evento classificatório veio agora, como já era feito há três anos com os curtas-metragens.

O documentário americano "Mike Wallace Está Aqui", de Avi Belkin, abrirá o Festival com uma sessão especial no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, no dia 03 de abril. Já no Rio, a mostra será inaugurada no dia 08 de abril, com a estreia mundial de "Memórias do Grupo Opinião", de Paulo Thiago – o longa reconta a história do Grupo Opinião, derivado do Centro Popular de Cultura, que marcou a resistência contra a ditadura militar.

Neste ano, o É Tudo Verdade fará homenagens a dois mestres que faleceram em 2018, Nelson Pereira dos Santos e Claude Lanzmann. Serão exibidos "Casa Grande & Senzala" (2001), realizado para a televisão a partir do livro de Freyre, e "Raízes do Brasil" (2004), sobre a obra e a vida do historiador Sérgio Buarque de Holanda, ambos do diretor brasileiro. E em parceria com o Consulado da França no Rio de Janeiro, o festival apresenta a estreia brasileira dos últimos retratos dirigidos pelo francês Lanzmann. Lançado na França meses antes da morte do diretor em julho passado, "As Quatro Irmãs" desenvolve- se em quatro filmes, concentrados cada qual em uma sobrevivente do genocídio nazista, todas entrevistadas durante o processo de realização de "Shoah", clássico que levou 12 anos para ser concluído.

Os destaques seguem com os sete filmes inéditos no país que foram selecionados para a edição deste ano da competição brasileira de longas ou médias-metragens. São eles: "Cine Marrocos", de Ricardo Calil; "Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos", de Daniela Broitman; "Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar", de Marcelo Gomes; "Niède", de Tiago Tambelli; "Rumo", de Flavio Frederico e Mariana Pamplona; "Soldado Estrangeiro", de José Joffily e Pedro Rossi; e "Soldados da Borracha", de Wolney Oliveira. Há ainda competições de curtas-brasileiros, de longas internacionais e de obras latino-americanas.

Após o fim do festival em São Paulo e no Rio, seis filmes da seleção de 2019 serão exibidos em cinco unidades do Sesc no interior de São Paulo: Araraquara, Jundiaí, Santos, São José dos Campos e Sorocaba.

Itaú Cultural

Em parceria com o É Tudo Verdade, o Itaú Cultural apresenta exibições exclusivas em seu site. Comentados pelo diretor do festival, Amir Labaki, os títulos deste ano têm como foco o cinema brasileiro e a programação acontece entre os dias 04 e 14 de abril. Além disso, durante todo o mês de abril, o Itaú Cultural dedica a sessão das 19h das terças-feiras aos documentários, com exibições de filmes que integraram edições anteriores do Festival e vencedores das competições brasileira e latino-americana de longas e da competição de curtas, tantos os nacionais quanto os estrangeiros.

Spcine

Pela primeira vez, o É Tudo Verdade, em parceria com o Spcine Play, vai disponibilizar alguns títulos da seleção internacional deste ano na plataforma online. O acesso é gratuito e os filmes ficarão disponíveis por um período de 30 dias.

Criado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, o É Tudo Verdade conta com apoio cultural do Itaú Cultural, parceria do Sesc-SP e copatrocínio da Spcine. O projeto foi contemplado no edital SAV/MINC/FSA nº 11, 2018. Conta também com o apoio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura. Confira a programação completa no site do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui