Tom Hamburger produz série sobre História do Brasil

© Joao Caldas Fº

Em 2012, o diretor Cao Hamburger desenvolveu um projeto chamado Show da História, um programa de auditório que tinha como tema os conteúdos das aulas de História escolares. Hoje, cinco anos depois, ele reformulou a ideia, ao lado de seu filho Tom Hamburger, e assim nasceu o Canal da História, projeto encomendado pelo Futura e desenvolvido pela Caos e Tons, produtora da dupla.

Em exibição atualmente às segundas-feiras, às 21h30, no Futura, a série também está disponível no Futura Play e no YouTube. Do projeto anterior de Cao, ficou o objetivo de trabalhar com um conteúdo sério voltado ao público jovem, na faixa dos 16, 17 anos. Tom trouxe uma nova linguagem – esta, mais leve e divertida – o que confere um ar mais contemporâneo para o programa.

No enredo, dois adolescentes criam um um canal de internet sobre História do Brasil após descobrirem uma máquina do tempo. "Nossa aposta foi justamente trazer esse tom informal dos canais do YouTube para a televisão", revela Tom. "Apesar das tiradas de humor, o conteúdo é sério – no período de desenvolvimento, trabalhamos com dois historiadores que nos ajudaram nessa curadoria dos temas que seriam abordados no seriado", completa.

Para isso, a equipe, formada por profissionais na faixa dos 30 anos, pesquisou a fundo o universo dos youtubers – que linguagem eles usam, quais temas debatem e porque fazem tanto sucesso com o público jovem, que é justamente o que o "Canal da História" quer atingir. "É um público muito exigente, que não quer assistir nada que tenha cara de programa infantil ou adolescente", afirma Tom. Por isso o investimento em um conteúdo ágil, inspirado também nos formatos dos talk shows norte-americanos. "Além do roteiro tradicional, temos também quadros e entrevistas, que deixam o programa mais dinâmico", explica.

Para Tom, o que mais chamou atenção durante seu processo de pesquisa de linguagem dos youtubers foi o fato de que, em seus canais, eles falam o que querem, do jeito que querem, sem nenhum tipo de rebuscamento linguístico, como se estivessem conversando com a pessoa que está do outro lado da tela mesmo. A espontaneidade que viu na internet foi exatamente a que ele quis trazer para a série. "Pesquisamos youtubers de todos os tipos. Entre eles, professores de História, é claro. O canal 'Se Liga Nessa História' é um dos mais bacanas nesse sentido. Além disso, gosto bastante do trabalho do 'Pipocando', que é um canal de cinema, e dos youtubers 'clássicos', como Whindersson Nunes e Dani Russo, elogia.

A primeira temporada do Canal da História conta com 26 episódios, de aproximadamente 12 minutos cada. Por conta da recepção positiva por parte do público e da parceria bem-sucedida com o Futura, a possibilidade de uma segunda temporada para o próximo ano já está em pauta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui