Ciberataque atinge hospitais na Inglaterra e empresas na Espanha, incluindo a Telefónica

Inúmeros  hospitais públicos da Inglaterra e companhias da Espanha foram alvo de uma série de ciberataques em "larga escala" que afetaram seus sistemas de informação e comunicação, segundo relatos divulgados nesta sesta-feira, 12.

Porta vozes de hospitais afetados relataram  que estão cancelando atendimentos e redirecionando ambulâncias para outros hospitais. Segundo os mesmos, as instituições, os hackers exigem pagamentos de cerca de U$ 300 por computador em bitcoins para liberar os sistemas afetados.

O governo espanhol anunciou, em um comunicado, que várias empresas do país, entre elas a gigante das telecomunicações Telefónica, foram vítimas de um ciberataque. O ministério espanhol da Energia confirmou que "o ataque afetou equipamentos de informática de trabalhadores de várias empresas", que foram infectados com um vírus do tipo "ransomware", que bloqueia os arquivos até o pagamento de um resgate.

A gigante das telecomunicações espanhola Telefónica também foi vítima do vírus cibernético, que obrigou a empresa a desligar todos os computadores de sua sede em Madri. "É um vírus. Estamos esperando para ver as implicações", afirmou à AFP uma fonte da Telefónica que pediu anonimato.

O governo espanhol anunciou em um comunicado que várias empresas do país, entre elas a gigante das telecomunicações Telefónica, foram vítimas de um ciberataque.

Pixabay

O vírus "afetou centenas de computadores na sede central", completou a fonte, antes de destacar que o serviço aos usuários não foi alterado. A imprensa espanhola informou nesta sexta-feira (12) que a Telefónica havia sido vítima de um grande ataque, a ponto dos funcionários terem recebido a ordem, por um megafone, de desligar rapidamente todos os computadores.

O porta-voz da empresa admitiu que um megafone foi utilizado, mas não confirmou o ataque nem a difusão de um vírus. Os clientes da Telefónica também poderiam ser ameaçados uma vez que seus servidores são armazenados pela empresa. Com informações de Agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui