Abraccine elege "O Menino e o Mundo" como melhor filme de animação do Brasil

A Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, votou para eleger os 100 melhores filmes de animação brasileira, em comumemoração aos 100 anos do formato. O primeiro lugar ficou para o longa de Alê Abreu, "O Menino e o Mundo" (2013), indicado ao Oscar em 2016 e vencedor do Festival de Annecy em 2014 – ele foi o único citado por todos os votantes. O levantamento é o ponto de partida para o livro "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais", que será lançado no segundo semestre de 2018 pela Abraccine, em conjunto com Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Canal Brasil e Grupo Editorial Letramento.

Em segundo lugar, ficou "Uma História de Amor e Fúria" (2013), de Luiz Bolognesi, seguido pelo curta "Meow!" (1981), de Marcos Magalhães. Ele surge ainda com outro filme entre os dez melhores: o curta "Animando" (1983), que ocupa a décima posição da lista da Abraccine.

Outro dado interessante da pesquisa é a constatação de que Otto Guerra é o grande nome do segmento, com quatro filmes dentro da lista dos 100 mais marcantes – dois deles dentro do top 10.

A lista completa é em maioria composta por curtas – são 83 títulos entre os 100 ranqueados. Apesar disso, nos dez melhores a predominância é dos longa-metragens. O ranking contempla obras de diferentes épocas, gêneros e formatos – a única obrigatoriedade para concorrer seria o trabalho ainda contar com cópias existentes. O mais antigo premiado foi "Macaco Feio…Macaco Bonito…", de João Stamato e LuisSeel, produzido em 1928.

"O primeiro lugar de 'O Menino e o Mundo' consagra o trabalho de Alê Abreu, mas não podemos nos esquecer de tantos outros nomes fundamentais nesta história, como Marão, Chico Liberato, Walbercy Ribas, Roberto Miller, Arnaldo Galvão, Luiz Sá, Stil, Cao Hamburger, Allan Sieber e Rosaria, entre tantos outros", declarou Paulo Henrique da Silva, presidente da Abraccine e um dos organizadores do livro ao lado de Gabriel Carneiro. "A oportunidade de rever tantos filmes produzidos neste campo nos deu a dimensão da grande importância da animação brasileira, ajudando a entender o caminho traçado até a conquista dos prêmios em Annecy e a indicação ao Oscar.", completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui