Cine Group prepara série que investiga a ancestralidade de afrodescendentes

O Cine Group entra na reta final das gravações de "Brasil: DNA África", que se propõe a investigar a origem dos afrodescendentes e a importância dos africanos na construção do Brasil. O projeto conta com cinco episódios de 52 minutos cada um, baseado em três eixos: o histórico, o cultural e o científico.

150 pessoas de cinco estados brasileiros fizeram testes de DNA para descobrir suas origens. O exame de DNA realizado no programa identifica se a pessoa compartilha a ancestralidade de determinadas etnias africanas. Mais de 220 etnias africanas estão registradas no banco de dados do laboratório responsável pelos testes, o African Ancestry, baseado em Washington, nos Estados Unidos. De cada estado, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco, uma pessoa foi escolhida para visitar seu povo na África.

A série documental busca resgatar laços interrompidos pela escravidão. Ao todo, 51% da população brasileira se declara negra ou parda, mas a maioria desconhece sua origem.

O primeiro episódio da série documental já está pronto e retrata a visita do baiano Zulu Araújo às suas origens. A consultora de moda Juliana Luna, do Rio de Janeiro, também já gravou sua visita à Nigéria. Ela descende do povo iorubá. O jornalista e poeta maranhense Raimundo Garrone também viajou com a equipe do programa para o continente africano. Ele é descendente do povo balanta, da Guiné-Bissau.

Nesta última etapa, o mestre de maracatu Levi da Silva Lima, de Pernambuco, vai descobrir sua origem. Em seguida, será a vez do músico Sérgio Pererê, de Minas Gerais.

O Cine Group já está negociando a exibição de "Brasil: DNA África" com um canal pago no Brasil. O projeto entra em pós-produção em setembro. A produção executiva é de Mônica Monteiro e Luciana Pires, com coordenação de produção de Patrícia Monteiro.

O diretor-geral de "Brasil: DNA África" é Carlos Alberto Jr. Ele está envolvido com o projeto desde dezembro de 2013.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui