Cine Group tem três filmes no Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

Três filmes da produtora brasileira Cine Group foram selecionados para o Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – que acontece em Lisboa a partir desta quarta-feira, 15 de maio, e vai até a próxima quarta, 22.

Os três títulos são documentários e foram financiados, em parte, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine. O mais recente deles é "Zuza Homem de Jazz", exibido pelo canal Curta! no mês passado. Nele, o crítico e produtor musical Zuza Homem de Mello resgata suas memórias do tempo em que estudou na Julliard, em Nova York, na década de 1950, e acabou conseguindo um estágio na Atlantic Records – a partir daí, passou a conviver com personalidades do jazz nos bastidores. A direção é de Janaína Dalri, em sua primeira experiência como diretora de longas.

O outro é "Karingana – Licença para Contar", estrelado por Maria Bethânia e os escritores Mia Couto, moçambicano, e José Eduardo Agualusa, angolano. Gravado em Moçambique, o documentário aborda a literatura de língua portuguesa no Brasil e África e como esses três artistas envolvidos com palavras criaram mundos diferentes inventados na mesma língua. A direção é de Monica Monteiro e ele também foi exibido pelo Curta!.

Por fim, está o curta-metragem 100% inédito chamado "4 Poetas de Maputo", em que quatro adolescentes da capital moçambicana falam sobre como se relacionam com a poesia e seus anseios em um país pobre e desigual. O filme foi dirigido por Igor Miguel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui