29º Cine Ceará abre inscrições para longas ibero-americanos e curtas brasileiros

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – abre nesta segunda-feira, 15 de abril, as inscrições para as mostras competitivas Ibero-americanas de longa-metragem e Brasileira de curta-metragem para a 29ª edição do Festival, marcada para o mês de setembro em Fortaleza, Ceará. Os cadastros são gratuitos e devem ser feitos exclusivamente pelo site, até o dia 31 de maio, mediante preenchimento eletrônico da ficha de inscrição.

A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é destinada a filmes de produtores ou diretores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha nos gêneros de animação, ficção, documentário ou experimental, concluídos a partir de 2018 com duração mínima de 60 minutos. Já na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, podem se inscrever produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos, com filmes nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2018, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do festival. Para ambas as mostras, a prioridade na seleção será para obras inéditas e os filmes devem ter a classificação indicativa conforme estabelecido pelo Ministério da Justiça.

Os curtas cearenses inscritos que não forem selecionados para a Competitiva Brasileira serão submetidos à comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará. Uma novidade é que, a partir deste ano, o Festival reservará para mulheres diretoras no mínimo 30% do total de produções concorrentes nas três mostras juntas: Competitiva de Longa, Competitiva de Curta e Olhar do Ceará.

Com mostras competitivas e paralelas, exibições especiais, debates, oficinas e a presença de profissionais de diversas áreas do audiovisual, em especial do cinema, local, nacional e internacional, o Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e a Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, com a Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui