Proteste: 60% dos consumidores reclamam de cobrança indevida

Pesquisa da Associação de Consumidores Proteste divulgada nesta quinta, 15, aponta que pelo menos 60% dos 411 entrevistados disseram ter tido cobrança indevida em sua conta de celular. A maioria desses (66%) chegou a reclamar com a operadora, mas 38% disseram não ter retorno e apenas 8,5% afirmaram ter recebido reembolso com correção. Tudo isso com um tempo médio de espera de 37 dias. Os dados foram coletados entre agosto e setembro com homens (32,6%) e mulheres (67,4%) maiores de 18 anos e de todo o País.

Há ainda a desinformação. De acordo com a Proteste, metade dos consumidores não entende como é feita a cobrança e não procura receber seu contrato e a conta detalhada. A pesquisa aponta que 55% não receberam o contrato e 14,3% não recebem a conta detalhada e não buscam essa informação.

A entidade diz que quase a metade (49,4%) afirmou ter renda suficiente para arcar com as despesas, mas 19% dos consumidores disseram estar em situação financeira difícil; enquanto para 6,6% o cenário é "muito difícil". Dos mais de 400 entrevistados, a maioria (39%) era cliente da Vivo, seguida de TIM (21,6%), Claro (24%) e Oi (9,4%). O universo pesquisado consistia de 51% de planos pós-pago, 31,9% de pré-pago e 17% de planos controles.

Campanha

Por conta desses resultados, a Proteste lançou nesta quinta, 15, campanha contra cobrança indevida na conta de celular. Batizada de Controle sua Conta, ela indica os direitos e deveres do consumidor, enquanto disponibiliza aos participantes orientação jurídica para que identifiquem algum problema na fatura. A campanha se estenderá até 11 de dezembro.

 

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