8ª Mostra Ecofalante de Cinema acontece de 30 de maio a 12 de junho, em São Paulo

Entre os dias 30 de maio e 12 de junho, acontece em São Paulo a oitava edição da Mostra Ecofalante de Cinema. Nesta edição, o evento, que é gratuito, homenageará o cineasta Silvio Tendler e trará pela primeira vez na programação a temática "Saúde", com especial atenção para a ação e a saúde das mulheres.

Outra novidade da edição é o programa Brasil Manifesto, conjunto de filmes que constroem um retrato do Brasil no que diz respeito a questões primordiais que abarcam nossas identidades e história. A seleção inclui realizadores como Orlando Senna, Christiane Torloni e Regina Jehá. Seguem no cronograma da Mostra os programas Panorama Histórico, Panorama Internacional Contemporâneo, Competição Latino-Americana, Concurso Curta Ecofalante, Sessão Infantil, Homenagem, Mostra Escola e o Programa Ecofalante Universidades.

Entre os filmes que serão exibidos, estão alguns inéditos no Brasil, como "Atomic Homefront", de Rebecca Cammisa, que mostra um grupo de moradores de uma cidade americana liderado por mulheres lutando contra a negligência governamental e corporativa que levaram ao despejo permanente de resíduo nuclear em duas comunidades de St. Louis. Outro destaque é "Survivors", de Arthur Pratt, que traz pelos olhos de cineastas de Serra Leoa um retrato íntimo do país durante o surto do Ebola, expondo a complexidade da epidemia e a turbulência sociopolítica que ela causa.

Já dentro da temática Saúde, está o também inédito no país "Nothing Without Us: The Women Who Will End AIDS", de Harriet Hirshorn. A obra retrata o papel vital que as mulheres têm na luta global contra o HIV/AIDS. Combinando filmagens de arquivo e entrevistas com ativistas, cientistas e acadêmicas nos Estados Unidos e na África, o documentário dá voz a essas pessoas que salvaram inúmeras vidas e que dizer ter as respostas para acabar com essa pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui