Netflix revela números inéditos de audiência com destaque para conteúdos originais

A Netflix normalmente não divulga dados de audiência da plataforma para o público em geral e nem para os criadores de conteúdo, com base no argumento de que eles não são dependentes da venda de espaço publicitário, como acontece na TV, e por isso as informações seriam desnecessárias. O que sabemos são os filmes e séries mais assistidos, uma vez que a plataforma mantém a aba "Em alta" entre as principais de sua página inicial.

Mas parece que ela está mudando de ideia em relação à "regra". Em feito inédito, a empresa divulgou alguns números de audiência com foco em seus conteúdos originais. O filme "Bird Box", por exemplo, protagonizado por Sandra Bullock e dirigido por Susanne Bier, foi assistido por mais de 45 milhões de contas da Netflix – o que seria basicamente um terço dos assinantes da plataforma, número que atualmente gira entre 137 e 139 milhões – somente na semana de estreia, fazendo dele o responsável pela melhor "primeira semana" de um filme original Netflix. Hoje, com pouco mais de um mês desde o lançamento, o número já saltou para 80 milhões de visualizações. Ainda segundo a própria gigante do streaming, trata-se do melhor resultado de um filme original já registrado por eles. As informações foram apresentadas pela empresa por meio de sua conta oficial "NetflixFilm" no Twitter. Aqui, vale ressaltar que os filmes originais Netflix de fato estão vivendo um novo momento, uma vez que "Roma", outro original, por exemplo, concorreu ao Globo de Ouro e pode disputar o Oscar também.

Já "Elite", série original espanhola, foi vista em 20 milhões de lares nas primeiras quatro semanas de lançamento, registrando ainda um alto engajamento social especialmente por conta do elenco, relativamente desconhecido do grande público. Enquanto isso, "You", também exibida na TV (Lifetime US), foi assistida por cerca de 40 milhões de assinantes Netflix em seu mês de estreia. Por fim, "Sex Education", recém-lançada no Brasil, foi produzida no Reino Unido e registrou, lá fora, 40 milhões de visualizações em quatro semanas. Os dados enfatizam ainda que o interesse do público por produções além das norte-americanas é evidente e segue crescendo. Vistas por cerca de 10 milhões de pessoas cada, "Bodyguard" (Reino Unido), "The Protector" (Turquia) e "Baby" (Itália) reforçam a teoria.

No entanto, vale ressaltar que a Netflix não divulgou o sistema de medição de audiência utilizado, não esclarecendo, por exemplo, se as visualizações de alguns minutos do filme já são consideradas e se, no que diz respeito aos seriados, se o assinante precisa assistir à temporada completa para registrar o "ponto".

Por fim, a Netflix falou ainda sobre base de assinantes, anunciando um crescimento de 8,8 milhões do número e aumento de 35% da receita anual. Do total de assinantes, 7,3 milhões estão em mercados internacionais.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui