Twitter tem nova equipe para parcerias de conteúdo de entretenimento no Brasil

O Twitter anunciou a chegada de Gabriela Malta e Nathali Lima à área de parcerias de conteúdo de entretenimento do Twitter no Brasil. Elas passam a integrar a estrutura liderada por Gerardo Vélez (na foto acima), que desde fevereiro ocupa a posição de head de parcerias de conteúdo de entretenimento da empresa para a América Latina.

No Twitter desde abril de 2017, Vélez era responsável por parcerias de conteúdo de entretenimento no mercado hispânico da América Latina, mas no início de 2018 conquistou um papel na região como um todo, incluindo o Brasil. As duas executivas chegam à equipe para apoiar na construção e desenvolvimento de parcerias locais com grandes produtores de conteúdo de entretenimento.

Com a nova estrutura, a área tem o papel de aproximar o Twitter de seus parceiros atuais e em potencial, trabalhando em conjunto com eles para atender aos objetivos específicos de cada um, como aumento de audiência e alcance, engajamento com o público e diferentes oportunidades de monetização. "Reconhecemos o valor que produtores de conteúdo podem agregar ao que é consumido via Twitter. Em contrapartida, buscamos oferecer a esses parceiros aumento de audiência e alcance, mais engajamento com o público e diferentes possibilidades de monetização", disse Vélez em entrevista a este noticiário.

Nathali Lima e Gabriela Malta: música e TV no foco das parceiras de conteúdo do Twitter.

Com passagens por Ogilvy e Rede Globo, Gabriela Malta tem 12 anos de experiência na liderança de campanhas locais e globais para grandes marcas globais. Nathali Lima tem mais de 12 anos de experiência em ações no ambiente digital e música e já trabalhou com grandes artistas, como o rapper americano Kanye West.

Leia a entrevista com Gerardo Vélez.

Qual é o perfil do conteúdo que o Twitter busca no Brasil?

Buscamos trazer ao Twitter conteúdos de qualidade em três principais pilares: entretenimento, notícias e esportes. Dentro do segmento de entretenimento, pelo qual sou responsável, nossa prioridade são as parcerias com canais de televisão e a indústria da música, o que inclui, por exemplo, reality shows, séries humorísticas e novelas, além de premiações musicais e grandes festivais.

Como farão para viabilizar essas parcerias?

Nosso time no Brasil acaba de ser reforçado, exatamente para cuidar dessas parcerias. Trouxemos para o Twitter a Gabriela Malta e a Nathali Lima, que trabalharão em conjunto com os parceiros para entender suas necessidades e desenhar junto com eles estratégias para distribuir, engajar e monetizar seu conteúdo, usando todo o potencial do Twitter a seu favor. A Gabriela já passou pela Ogilvy e pela Rede Globo e tem grande experiência em TV, enquanto a Nathali está há mais de 12 anos trabalhando no mundo digital e com música.

Quais são as modalidades de parceria de conteúdo que o Twitter vê hoje no Brasil?

Temos inúmeras possibilidades. Sabemos que, em relação à TV, o Twitter virou uma segunda tela por excelência. As conversas sobre os programas oferecem às emissoras e marcas patrocinadoras uma extensão da sua mensagem na TV e, mais que isso, a possibilidade de interagir com o consumidor e trazer uma audiência complementar aos seus conteúdos, atraindo inclusive uma audiência mais jovem. A música também é um pilar importante, também pelo expressivo volume de conversas sobre o assunto que vemos todos os dias na plataforma.

Como os parceiros rentabilizam a presença na plataforma?

O Twitter é o lugar em que as pessoas vão para saber, comentar e ver o que está acontecendo neste exato momento. Reconhecemos o valor que produtores de conteúdo podem agregar ao que é consumido via Twitter. Em contrapartida, buscamos oferecer a esses parceiros aumento de audiência e alcance, mais engajamento com o público e diferentes possibilidades de monetização, fazendo a ponte entre os produtores e os anunciantes. Temos formatos de monetização em vídeo – como pre-rolls em conteúdos específicos, inserção de anúncios de acordo com o perfil da marca e o tema ou categoria do vídeo e ainda a exibição de conteúdos de marcas antes de transmissões ao vivo – e também a partir de ferramentas como Moments promovidos, por exemplo.

E como ajudam a monetizar a plataforma?

Temos diversas soluções, que vão desde vídeos patrocinados e anúncios em escala de acordo com os interesses do público-alvo até a promoção de conteúdos curados no Twitter. Por exemplo:

Patrocínio em Vídeo In-stream: marcas patrocinam e promovem determinados conteúdos audiovisuais dentro do Twitter, que podem ou não ser transmissões ao vivo. Com isso, vídeos específicos produzidos por nossos parceiros chegam a uma audiência ampliada na plataforma, ao passo que as marcas se associam a um conteúdo de qualidade e participam da conversas ao redor deste assunto.

Anúncio em Vídeo In-Stream: marcas consegue anunciar em escala e de maneira segura. Por meio uma lista de conteúdos divididos em 15 categorias, os anunciantes podem selecionar o tema ao qual querem se associar. Os anúncios são exibidos antes do início dos vídeos do parceiro.

Moments patrocinados: solução que possibilita publicar e monetizar todas as formas de conteúdo no Twitter, incluindo Tweets, fotos, vídeos e GIFs. Garantindo um alinhamento entre as mensagens do anunciante e o conteúdo do parceiro, o formato facilita que os publishers aproveitem aquilo que fazem melhor: produzir e contar histórias. Para as marcas, essa é uma oportunidade de promover, para seu público-alvo, Moments produzidos por parceiros cujo conteúdo é de interesse do consumidor a ser atingido, com mais alcance.

No caso de eventos ao vivo, o Twitter fará investimentos no licenciamento de conteúdos?

Trabalhamos ao lado dos parceiros para desenvolver uma estratégia em conjunto. Os canais de TV podem transmitir o seu conteúdo ao vivo pelo Twitter, bem como explorar a integração de Tweets e outras informações do Twitter na tela, como as principais conversas e Tweets de fãs; utilizar a plataforma para realizar enquetes, votações ou envio de perguntas pela audiência por meio de hashtags; ou ainda levar conteúdo exclusivo para o Twitter, como vídeos, fotos, ensaios e detalhes dos bastidores de programas e eventos, entre outras possibilidades que estimulam as conversas dentro da plataforma e aumentam a repercussão e o alcance do conteúdo. A ideia é que eles usem o Twitter como um canal estratégico para ampliação e atração de audiência.

Recentemente, por exemplo, o Twitter e a TNT (@TNTbr) anunciaram uma parceria para cobertura completa dos preparativos para o #Oscars. Com duração de cinco horas, a cobertura no perfil da @TNTbr contou com entrevistas de celebridades e detalhes dos preparativos para o evento diretamente do tapete vermelho, além de listas completas com a expectativa para os prêmios e detalhes após o término da premiação. Já na última edição do Lollapalooza Brasil, para que os fãs pudessem acompanhar as conversas no Twitter enquanto assistiam ao festival na TV, o canal Multishow (@multishow) mostrou Tweets com a hashtag #LollaNoMultishow na tela, publicou vídeos ao vivo em seu perfil durante a transmissão e contou com quatro influenciadores digitais comentando sobre os shows durante os dias de festival pela conta do @multishow.

Há um modelo específico de parceria na comercialização de patrocínio, levando em conta que os conteúdos dos canais de TV, na maioria dos casos, já têm um conjunto de anunciantes?

Isso varia caso a caso. Não temos uma fórmula única, a nossa estratégia está sempre alinhada à do parceiro. Quando falamos com os diferentes parceiros sobre os conteúdos que pretendem publicar em nossa plataforma, discutimos em conjunto as possibilidades de ativação de marcas, patrocinadores e categoria. Certamente a oportunidade de expandir um patrocínio presente na TV para o Twitter é de grande valor para eles, pois permite alcançar um público segmentado e complementar a audiência. Outro ponto importante é que o Twitter ajuda os próprios parceiros a encontrar anunciantes que possam ter interesse em seu conteúdo, ampliando a gama de oportunidades para todos.

Vale mencionar que quanto antes o Twitter for considerado na estratégia do conteúdo, melhor será o formato de entrega das mensagens na plataforma. Lembrando que somos o lugar em que as pessoas entram para ver o que está acontecendo e, por isso, estão receptivas a conteúdos relacionados àquele tema naquele momento. Isso permite uma conexão direta entre produtores de conteúdo, seu público e as marcas que também quiserem participar dessa conversa.

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