FCC passa proposta que revoga reclassificação da banda larga nos EUA

Para a surpresa de ninguém, a agência reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC), aprovou por dois votos a um a proposta de anular a reclassificação da banda larga com a regulação da Title II, a mesma de utilities, feita em 2015 durante a administração Obama. Em comunicado nesta quinta-feira, 18, o órgão afirmou se tratar do "primeiro passo em direção da recuperação da liberdade na Internet e à promoção de investimento em infraestrutura, inovação e escolha". Na prática, é uma movimentação para estabelecer um arcabouço regulatório mais brando (o light-touch) da Title I, o que pode levar empresas a poderem driblar a neutralidade de rede.

A proposta agora entrará em consulta pública por um período de 90 dias. Apesar de a opinião pública norte-americana provavelmente se mostrar contra a medida, Pai poderá passar o texto para votação no Congresso.

A única representante democrata (a conselheira Mignon Clyburn) protestou contra o plano e declarou durante a votação que o nenhum economista ou especialista em tecnologia teria sido consultado durante a elaboração da proposta. O chairman Ajit Pai, em conjunto com seu colega republicano Michael O' Rielly, obviamente votaram a favor do texto, que prevê ainda a eliminação da regra Internet Conduct Standard para evitar "incerteza regulatória" e a volta da classificação do acesso de dados móveis como serviço móvel privado (similar ao serviço móvel pessoal no Brasil).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui