Serviços de Comunicação recuam 1,7% em junho, aponta IBGE

Os serviços de informação e comunicação registraram queda de 1,7% em junho na comparação com o mesmo mês de 2014. Em maio e abril os recuos foram menores, de -0,8% e -0,1%, respectivamente. No ano, a variação é negativa e ficou em -0,2%, mas nos últimos 12 meses acumula alta de 0,5%, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 18, pelo IBGE. Os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que incluem as telecomunicações e tecnologia da informação, variaram 1,3%. No semestre, a alta foi de 1%; e de 1,2% em 12 meses.

Já os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias registraram forte queda de 18,1%, devido ao efeito base da Copa do Mundo, que contribuiu para um crescimento de 22,8% em junho de 2014. Cortes de despesas em publicidade e propaganda pelos governos e empresas privadas também contribuíram para a retração, avalia o instituto. No semestre, a queda ficou em 7,1%; e em 3,6% em 12 meses.

No geral, a receita nominal do setor de serviços registrou um crescimento de 2,1% em junho frente a igual mês do ano anterior. Pelos dados do instituto, que não levam em conta a inflação, no primeiro semestre a taxa acumulada atingiu 2,3%. Em 12 meses, o resultado ficou positivo em 3,5%. Embora mostrem um crescimento, os três dados são os piores já registrados em junho pelo IBGE desde o início da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), em 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui