Débora Ivanov fica na presidência da Ancine, diz Sá Leitão, em entrevista ao Valor

Em entrevista ao jornal Valor nesta sexta, dia 18, o ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão praticamente confirmou a atual presidente interina da Ancine, Débora Ivanov, no comando definitivo da agência. Segundo Sá Leitão, "a Débora (Ivanov) fica, temos ótima relação", disse ele, ao comentar ainda a nomeação de João Batista da Silva para a Secretaria do Audiovisual e o remanejamento de Mariana Ribas para a Secretaria Executiva do MinC. Segundo apurou este noticiário, a variável que ainda pode pesar contra Débora Ivanov é o fato de que a nomeação depende de um decreto presidencial e, portanto, a decisão final é do presidente Temer (e, portanto, fortemente sujeita a intempéries políticas). As chances de Débora permanecer no comando da agência são efetivas, apurou este noticiário. Mas o quadro geral é mais complexo do que isso.

O xadrez de Sá Leitão diz respeito à outra vaga aberta no comando da agência, com a sua própria saída para assumir o comando do Ministério da Cultura. O nome que o ministro gostaria de colocar no colegiado da Ancine é o do produtor cinematográfico Christian de Castro. Mas há uma indicação para que o atual procurador da agência, Alex Braga, fique com a vaga. A indicação de Braga parte da deputada Soraya Santos (PMDB/RJ). Para solucionar o xadrez político, o MinC trabalha com uma segunda vaga, que se abre em janeiro com o fim do mandato de Roberto Lima na diretoria da Ancine. A ideia é acelerar a indicação da pessoa que substituirá Lima e promover a sabatina, deixando o nome pronto para tomar posse quando terminar o mandato do atual titular. Lembrando ainda que a sabatina de Fernanda Farah para ocupar uma outra vaga ainda aberta na Ancine não aconteceu, apesar do nome já ter sido enviado pela presidência ao Senado.

3 COMENTÁRIOS

  1. O Ministro da Cultura acaba de fazer um golaço!
    O audiovisual está em festa, não faltava torcida para que Debora Ivanov
    assumisse a presidência da ANCINE , por sua competência e paixão pelo audiovisual.
    O APL Audiovisual Londrina e Região
    congratula-se com o Ministro, e com a certeza que temos a pessoa certa para tão significativo cargo, bem-vinda, Presidente Debora Ivanov.

    Leila Manttovanni
    Presidente do APL Audiovisual Londrina e Região

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui