"Central do Brasil" completa 20 anos e será reexibido nos cinemas em cópia restaurada em 4K

Em 2018, o longa-metragem "Central do Brasil", de Walter Salles, completa 20 anos e, em comemoração, será reexibido nos cinemas em cópia restaurada em 4K. A primeira sessão fará parte da programação da 42ª Mostra de Cinema de São Paulo e está marcada para o dia 30 de outubro. Na ocasião, estarão presentes o diretor, a atriz Fernanda Montenegro e o ator Vinícius de Oliveira. Uma sessão no Festival do Rio também está agendada para o dia 03 de novembro, na Mostra Clássicos e Cults, e outra no Panorama Coisa de Cinema, entre os dias 14 e 21 de novembro, em Salvador.

A nova cópia digital também foi apresentada neste ano no Festival de Bologna, na Itália, e relançada na França, em julho. As programações internacionais seguem com uma exibição no Lisbon & Sintra Film Festival, que ocorre em Portugal entre 16 e 25 de novembro.

O processo de restauração contou com o apoio do CNC, Centro Nacional de Cinematografia francês, e da coprodutora francesa MACT. Pela VideoFilmes, o trabalho foi coordenado por Maria Carlota Bruno, diretora da produtora. O restauro e a marcação de luz da primeira cópia do filme em 4K foram realizadas no laboratório francês Éclair e supervisionados pessoalmente por Walter Salles.

Para o mês de dezembro, está previsto ainda o lançamento de uma nova edição em DVD. O material terá extras como o documentário "Socorro Nobre", de Walter Salles, e fotos das filmagens feitas por Walter Salles, Walter Carvalho, Paula Prandini e Ricardo Sá. O filme também ganhou um site novo. Na página, foram resgatados textos do diretor e críticas publicadas na época do lançamento nos cinemas, em 1998.

"Central do Brasil" conquistou mais de 50 prêmios internacionais, como o "Urso de Ouro" no Festival de Berlim, o "Urso de Prata" de "Melhor Atriz" para Fernanda Montenegro, o "Melhor Filme Estrangeiro" no BAFTA, em Londres, e também no Globo de Ouro, em Los Angeles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui