Governo anunciará regras para migração AM/FM na terça ,24

Rádio FM

Na terça-feira, 24, a presidente Dilma Rousseff e o ministro André Figueiredo anunciam, em solenidade no Palácio do Planalto, a fórmula de cálculo do preço da migração das rádios AM para FM, tema considerado prioritário pelo novo ministro das Comunicações. O valor é obtido por parâmetros como tamanho da cidade onde a rádio opera, população alcançada, potencialidade de consumo e o IDH do município. Os valores serão estabelecidos em decreto.

De acordo com Figueiredo, a fórmula estabelece seis faixas de preços, sendo que uma delas é subdividida levando em conta o alcance da antena. "O objetivo é não inviabilizar a migração", disse. Ele afirmou também que os valores vão além do que foi proposto pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Porém, não adiantou os preços que serão praticados. "Está dentro do que o setor espera e do que é justo", ressaltou.

O ministro disse que em 2016 serão migradas para FM mil emissoras. As demais serão atendidas assim que o sinal analógico da TV seja desligado nas grandes cidades.

Roberto Pinto Martins, que já despacha como secretário de Comunicações Eletrônicas do Minicom, antes mesmo de sua nomeação, ajudou na elaboração da fórmula de cálculo do preço da migração.

1 COMENTÁRIO

  1. A migração deveria permitir que a rádio mantivesse seu canal AM pois, no Brasil, há muitas regiões rurais atingidas pela faixa AM, mas fora do alcance pela faixa FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui