TVs universitárias propõem ensino de mídia no currículo básico

A ABTU, associação Brasileira de Televisão Universitária, propôs em carta ao Ministério da Educação que inclua a mídia-educação na Base Nacional Comum Curricular.

Trata-se da modalidade definida pela Unesco como "o estudo, o ensino e a aprendizagem dos meios modernos de comunicação e expressão, considerados como parte de um campo específico e autônomo de conhecimentos, na teoria e na prática pedagógicas, o que é diferente de sua utilização como auxiliar para o ensino e a aprendizagem em outros campos do conhecimento, tais como a matemática, a ciência e a geografia".

As justificativas da associação, são, entre outras, que a televisão é o principal eletrodoméstico dos lares brasileiros, presente nas casas de 98% da população, e que é "inegável a presença da televisão na cultura nacional, na construção da identidade do brasileiro e sua influência na pauta cotidiana dos cidadãos e nas suas concepções de cidadania".

Também cita dados do Painel Nacional de Televisão, do Ibope Media, mostrando que o tempo médio que as crianças e os adolescentes passam em frente à televisão aumentou nos últimos 10 anos (entre 2004 e 2014) (Criança e Consumo, 2015). O tempo partiu do já grande número de 4h43 para 5h35, contando TV aberta e paga, sem contabilizar os programas sob demanda, como os do Netflix e Youtube. Como comparativo, o tempo médio por dia de permanência das crianças na escola é de 3h15.

A ABTU lembra que diversos países, entre eles Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, desde os anos 1960, iniciaram propositivas de inclusão da mídia-educação em seus currículos formais e, a partir dos anos 1980, consolidam as iniciativas com resultados significativos na literacia audiovisual e midiativa e análise crítica da mídia, estabelecendo políticas estáveis de estado, e que a Unesco reconhece, incentiva e apoia a introdução da mídia-educação desde os anos 1970, consolidado com sua primeira declaração oficial assinada em 1982, em Grunwald, na então Alemanha Ocidental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui