Breno Silveira, de "2 Filhos de Francisco" e "1 Contra Todos": "O cinema precisa se reinventar diante das séries"

Breno Silveira é diretor e roteirista da aclamada série "1 Contra Todos", produção da Fox que está em sua terceira temporada e já recebeu duas indicações ao Emmy Awards. Além do sucesso de bilheteria "Dois Filhos de Francisco", Silveira dirigiu também os longa-metragens "Gonzaga – De Pai Pra Filho" e "Entre Irmãs" – conteúdos desdobrados em formato de minissérie com exibições na TV Globo e no Globo Play.

Apesar de sua experiência no meio do seriados ser relativamente recente, o diretor está encantado com a descoberta: "Desde que fechei com a Fox a produção do '1 Contra Todos' e eles me falaram que dali a poucos meses já poderíamos gravar, eu fiquei fascinado. Estava acostumado a guardar minhas histórias e desenvolvê-las sempre foi um processo bem demorado. Em 'Gonzaga', por exemplo, levamos sete anos ao todo.". Silveira continua: "Fazer série é um prazer diferente. Podemos ir mais longe, nos envolver mais com os personagens e até criar histórias paralelas.".

Além do sucesso de audiência e das indicações a prêmios de "1 Contra Todos", o longa "Entre Irmãs", produzido inicialmente para o cinema, se desdobrou em série e foi exibido na Rede Globo, conquistando a primeira colocação na lista de "melhores produtos pós-novela das 21h" da emissora entre 2017 e esses primeiros meses de 2018. Na TV paga, o resultado também é positivo: "1 Contra Todos" estreia a terceira temporada neste mês e o diretor já está trabalhando numa próxima. "Não há nada fechado com o canal ainda, mas como as chances são boas, já estou escrevendo o roteiro", revelou.

No início do trabalho com seriados, Breno percebeu dois grandes desafios: o primeiro deles era tornar aquele produto individualmente interessante, ou seja, fazer com que cada episódio por si só fosse um conteúdo de qualidade. "O 'pulo do gato' foi quando entendi que enquanto um filme precisa ter um arco dramático, a série precisa ter o arco da temporada inteira e o arco de cada episódio.", explica. O segundo desafio foi a criação de uma segunda temporada – no caso, de "1 Contra Todos". "Eu tinha levado uma história real para a tela e pensado que acabaria ali. De repente, me vi diante da missão de desenvolver desdobramentos. Inventar histórias dá muito mais trabalho do que roteirizar histórias reais. A vantagem é que você já conhece o personagem e já entende até certo ponto como ele agiria diante de diferentes situações.", afirma.

Essa experiência com histórias reais é um marco do diretor, que já contou as trajetórias de Zezé di Camargo e Luciano, em "Dois Filhos de Francisco", e de Gonzaga, em "Gonzaga – De Pai para Filho". "Quando me perguntam quais são as maiores dificuldades dessa transposição da realidade para um conteúdo audiovisual, uso uma frase do Woody Allen para explicar: 'A vida não faz sentido, mas o roteiro precisa fazer.'. Ou seja, é necessário conhecer as histórias reais e encaixá-las em um roteiro que tenha um arco dramático e que seja um produto de entretenimento interessante para o público.", especifica Breno.

Otimista, o diretor celebra o atual momento do audiovisual nacional: "Há cinco anos, dei uma palestra para uma turma que estava se formando e falei pra eles que o mercado não iria absorver ninguém, que o momento era péssimo. Hoje, o papo seria totalmente oposto. Se tem uma boa hora para entrar nesse meio, a hora é agora.". Ele completa: "Estamos brigando com um mercado internacional muito forte de séries, mas prontos para isso. Temos assuntos interessantes, qualidade de produção, conteúdo e bons atores. Há um novo mercado, de nichos mais abertos, para conquistar.". O desafio é, segundo Silveira, não se inspirar em histórias de séries que estão dando certo lá fora para produzir as nossas: "Nosso país é cheio de boas histórias para contar e é isso que precisamos levar para o nosso audiovisual: histórias brasileiras.".

Sua única ressalva é em relação ao cinema: "Quando vemos que o público 30+ está migrando para os seriados, é um sinal de alerta.". Em sua opinião, o conteúdo mais inteligente hoje está nas séries e, além disso, há um movimento forte de migração de diretores e atores para esse meio também. "O cinema está viciado em fórmulas de sucesso que talvez não funcionem mais, enquanto as séries se reinventam dia após dia.", diz. "O cinema precisa se repensar com base nas séries", completa.

Por fim, sobre planos futuros, Breno conta que, além de já estar trabalhando na possível quarta temporada de "1 Contra Todos", está desenvolvendo uma cinebiografia do cantor Roberto Carlos que, provavelmente, também vá se desdobrar em conteúdo seriado para a TV. Há ainda duas outras biografias que ele quer transformar em série ou longa-metragem. Grandes players do mercado, como Amazon, Netflix e a própria Fox, também procuraram o diretor para parcerias, o que prova que, de fato, seu momento é extremamente promissor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui