PROGRAMAÇÃO
19/10/2018, 17:45

National Geographic apresenta documentário inédito sobre o Museu Nacional

POR REDAÇÃO

A National Geographic estreia na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, o documentário inédito "Explorer Investigation: O Incêndio no Museu Nacional" em todas as suas plataformas. A produção original que fala sobre o incêndio que destruiu 90% do acervo do Museu no Rio de Janeiro vai ao ar na programação linear do canal às 19h45.

Com uma hora de duração, o documentário investiga a trajetória de 200 anos do museu, que é o quinto maior do mundo, até o incêndio ocorrido no último dia 02 de setembro. As filmagens do material, que faz parte da franquia "Explorer Investigation", foram feitas em locais como Rio de Janeiro e Paraty (RJ), Brasília (DF) e São Paulo (SP). O filme é dividido em três partes – "Patrimônio Histórico: Memória Coletiva; "Ciência e História: Motor de Conhecimento"; e "Impacto da Tragédia: Apontamentos Futuros" – e inclui uma entrevista exclusiva com Cristina Menegazzi, encarregada da UNESCO para a preservação do patrimônio histórico e cultural da Síria, e conversas com Alexander Kellner, Diretor do Museu e paleontólogo especialista no estudo dos pterossauros; Aparecida Villaça, doutora em antropologia social e professora do Museu Nacional; e Príncipe D. João de Orleans e Bragança.

Além da exibição no Brasil, a obra também estreia em vários países ao redor do mundo, com objetivo de difundir o enorme valor científico do museu e sua história como parte da identidade nacional do país.

A National Geographic está diretamente envolvida na questão e oferece-se para apoiar os esforços de recuperação alavancando seus ativos globais de contar histórias – isso inclui a realização de oficinas de redação de subsídios no Brasil com pesquisadores e conservacionistas afiliados ao Museu Nacional, além de convidá-los a se candidatarem a doações. Em novembro, a revista National Geographic publicará uma entrevista exclusiva com Alex Kellner, diretor do Museu Nacional do Brasil, para explorar a extensão das perdas e a lista de projetos de recuperação.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2018 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top