José Félix assume presidência do grupo América Móvil no Brasil

José Félix, presidente do grupo América Móvil no Brasil

José Félix, até aqui presidente da operadora de TV a cabo, banda larga e telefonia fixa residencial Net Serviços, assume a partir de agora a presidência do grupo América Móvil no Brasil. Sob a presidência do grupo, ficam as três áreas de negócio: residencial, predominantemente com a marca Net, cujo CEO será Daniel Barros (que era COO da Net Serviços); pessoal, com a marca Claro, tendo como CEO Carlos Zenteno (que já ocupava a posição); e empresarial, com a marca Embratel, cujo presidente segue sendo José  Formoso. Mas a separação, contudo, se dará não por marcas, mas por serviços, pois a Claro hdtv (DTH do grupo) ficará, finalmente, sob a responsabilidade direta da área residencial, com Daniel Barros.

As unidades de negócio serão responsáveis pela gestão de clientes e pela obtenção dos resultados, ou seja, venda e retenção. Esta mensagem está muito clara no comunicado interno da empresa, em que todas as áreas de negócio têm as mesmas missões: vender, instalar e ativar, atender, reter, fidelizar e rentabilizar, dar manutenção ao cliente e à rede. Já a América Móvil será responsável direta por todas as demais atividades. Ficam sob a gestão direta de José Félix e da América Móvil, por meio das seguintes diretorias executivas, as seguintes áreas:

* Estratégia e Gestão Operacional, sob responsabilidade de Rodrigo Marques (oriundo da Net);
* Legal e Regulatório, sob responsabilidade de Oscar Petersen (originário da Embratel);
* Administrativo e Financeiro, sob responsabilidade de Roberto Catalão (originalmente, CFO da Net);
* Sistemas e Operações de TI, sob responsabilidade de Mario Sergio Moreira (que já tinha esta função para Claro e Net);
* Engenharia de TV e Acessos, sob responsabilidade de Marcelo Parraga (era CTO da Net);
* Engenharia de Comutação e Transporte, sob responsabilidade de André Sarcinelli (já era CTO da Claro e da Embratel).

Sob o comando de José Félix, como suporte às demais atividades do grupo, ficam ainda as diretorias de Recursos Humanos, Compras, Garantia de Receita e Auditoria. Serão diretores nestas áreas os seguintes executivos: Benigno Parra (Auditoria), Martin Buteler (compras), Rodrigo Fernandes (RH), Floriano Neto (auditoria) e uma posição ainda a ser definida para infraestrutura de TI.

Entre os objetivos da mudança estrutural estão, segundo o planejamento interno da companhia, aumentar a rentabilidade, assegurar a consolidação, aumentar a participação nos mercados, capturar as sinergias, organizar e estruturar as demandas de investimento, melhorar a qualidade dos serviços e conservar os recursos humanos da empresa, estimulando a renovação.

Participarão do board da América Móvil no Brasil o CEO do grupo, Daniel Hajj, Oscar Van Hauske, Carlos Garcia Moreno, Angel Alija e Domingo Asain.

Trajetória

Durante sua gestão à frente da Net, José Félix foi o responsável por tornar a empresa a maior empresa provedora de banda larga fixa do Brasil e telefonia fixa competitiva, além de ter ampliado a liderança da empresa no mercado de TV por assinatura (a Net figura hoje entre as seis maiores operadoras de cabo do mundo em assinantes). Também foi, das três empresas do grupo América Móvil no Brasil, a que apresentou os melhores resultados em termos de desempenho financeiro.

O grupo América Móvil, em 2014, teve receitas totais de R$ 35,6 bilhões no Brasil e EBITDA de R$ 7,8 bilhões, somando as suas diferentes unidades de negócio. São ao todo mais de 107 milhões de clientes no País.

José Félix iniciou sua carreira na área de telecomunicações como engenheiro da Net Sul, operadora de TV a cabo do grupo RBS, ainda na década de 90, sendo um dos pioneiros do mercado de cabo. Posteriormente, Félix se tornou COO da Net e depois presidente, cargo que ocupa desde 2008. É engenheiro de telecomunicações pela PUC-RS, com especialização em gestão em instituições como Insead Business School, na França; Kellogg School of Management, em Chicago; e Fundação Dom Cabral, no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui