Mais de 1,7 mil cidades estão liberadas para implantação da 4G na faixa de 700 MHz

O Gired (grupo de implantação da digitalização) liberou, na reunião desta quarta-feira, 21, a implantação da banda larga móvel em 4G na faixa de 700 MHz em mais 90 cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do País. Com isso, o número de municípios com viabilidade técnica para implantação do LTE sobe para 1.758.

Na decisão de hoje, três capitais foram contempladas: Aracaju, Palmas e Cuiabá, que se somam a outras capitais já autorizadas de Boa Vista; Brasília; Campo Grande; Fortaleza; Macapá; Natal; Rio Branco; e Teresina. A autorização para ativação das redes depende ainda da realização da mitigação preventiva, para evitar interferências entre os serviços de TV aberta e banda larga móvel.

Segundo a Entidade Administradora da Digitalização (EAD), o período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza o funcionamento da rede móvel na faixa de 700 MHz.

Na região Norte, 291 municípios já têm viabilidade técnica para entrar em operação; na Centro-Oeste, 153; no Nordeste, 1.139; no Sudeste, 166; e no Sul, nove. Para saber as cidades onde se pretende realizar a "mitigação preventiva" e as cidades em que ela já foi realizada – ou seja, se houve a ativação do SMP na faixa de 700 MHz -, basta acessar o relatório de "ativação de cidades" no site TV perfeita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui