Sinal verde para desligamento em Goiânia; em São Paulo, quase 100% dos domicílios têm TV digital

Foto: stock.tookapic.com/Pexels.com

O sinal analógico da TV aberta será desligado até a meia noite desta quarta-feira, 21, em Goiânia e mais 28 cidades do entorno. A decisão do Gired (grupo de implementação da digitalização) foi baseada na pesquisa que apontou o alcance do sinal digital por 92% de quase um milhão de domicílios da região.

Na reunião desta quarta-feira, o Ibope apresentou o resultado da pesquisa realizada em São Paulo dois meses após o switch-off. Segundo o instituto, 99,6% dos mais de sete milhões de domicílios estão recebendo a programação digital das emissoras. "Ninguém ficou sem ver TV na região", afirmou o presidente executivo da Entidade Administradora da Digitalização (EAD), Antonio Carlos Martelleto. O resultado de São Paulo corrobora o que já havia sido observado em Rio Verde e em Brasília: uma vez realizado o desligamento, existe um forte movimento as pessoas de buscarem uma solução para continuar recebendo o sinal de TV aberta e a digitalização da base de domicílios é praticamente completa.

No Recife e em mais 13 cidades do entorno, que terão o sinal analógico desligado em 26 de julho, o percentual de lares já digitalizado é de 80%, segundo Martelleto. Nova pesquisa será apresentada na reunião do Gired no dia 25 de julho, que definirá pelo cumprimento do cronograma ou não.

A quantidade de kits (antena, conversor e controle remoto) distribuídos para os beneficiários dos programas sociais do governo federal já atingiu 239 mil dos 608 mil previstos, num percentual de 39% do total. Martelleto disse que as cidades do Nordeste têm maior número de famílias assistidas que no Sudeste e no Centro-Oeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui