FSA e prefeitura de Niterói iniciam parceria com consulta pública de edital de fomento para o audiovisual na cidade

Está aberta consulta pública sobre o Edital de Fomento ao Audiovisual a ser lançado em parceria entre e o Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e a Prefeitura de Niterói no âmbito da linha de Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais do Programa Brasil de Todas as Telas, gerenciado pela ANCINE. O Programa de Fomento prevê um investimento total de R$ 6 milhões em diversas linhas de ação relacionadas ao audiovisual. Do valor, R$ 3 milhões virão de recursos do FSA e o restante será investido diretamente pela Prefeitura de Niterói.

O anúncio foi feito em solenidade com a presença do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão; do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; e da superintendente de Desenvolvimento Econômico da ANCINE, Fabiana Trindade Machado. Também estiveram presentes no evento os cineastas Cacá Diegues e Luiz Carlos Barreto.

A minuta do edital posta em consulta pública prevê investimentos em 12 categorias. Os recursos do FSA serão aportados na produção de longas-metragens de ficção, animação e documentário; em telefilmes e obras seriadas para a TV; e em distribuição.

Serão contemplados ainda projetos de produção de curtas e médias-metragens; iniciativas voltadas a manutenção de cineclubes; mostras e festivais; projeção em espaços urbanos; e pesquisa, estes com recursos da Fundação de Arte de Niterói.

A superintendente de Desenvolvimento Econômico da ANCINE, Fabiana Trindade Machado, comemorou a iniciativa: "Esse edital abre com chave de ouro uma nova fase na linha de Arranjos Regionais, que passou a ampliar sua atuação para o âmbito dos municípios. Esperamos que sirva de exemplo e incentivo para futuras parcerias municipais", afirmou.

A Consulta Pública ao edital será feita por meio da plataforma Participa.br do Governo Federal. A consulta tem como objetivo possibilitar a realização de contribuições e sugestões ao edital, por parte da sociedade civil, acadêmicos, classe artística e representantes do setor. O texto fica disponível até o dia 15 de janeiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui