Cartola FC estreia sua versão 2018 e retorna ao mercado como aplicativo mais baixado do Grupo Globo

O Cartola FC de 2018 foi oficialmente aberto nesta quinta, 22. O mercado já está funcionando para as primeiras manobras dos jogadores no fantasy game que movimenta milhares de ligas pelo Brasil. Em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, Caio Ribeiro, Monique Cardone e Lucas "Cartolouco" apresentaram as novidades para a temporada.

Entre as principais mudanças estão a criação da figura do capitão, que antes não era obrigatória no jogo. A novidade promete movimentar a soma de pontos, que agora podem dobrar graças a essa entrada do capitão. "Essa novidade era uma demanda do público há muito tempo. Resolvemos adotá-la para agitar a dinâmica do jogo e diferenciar a concorrência", disse Caio Ribeiro. Questionada sobre uma possível funcionalidade nova, a do banco de reservas, a equipe da Globo respondeu: "É prioridade para os próximos anos, mas ainda esbarramos nos desafios do custo e das definições das reais finalidades desse recurso.".

As novidades ainda seguem com a mudança de seis pontuações de jogadas específicas. Roubada de bola: de 1.7 pra 1.5; pênalti perdido: de -3.5 pra -4.0; finalização na trave: de 3.5 pra 3.0; finalização defendida: de 1.0 pra 1.2; finalização para fora: de 0.7 pra 0.8 e gol contra: de -6.0 pra -5.0.

O time representante do fantasy game ainda afirmou que as mudanças precisam ser feitas aos poucos, ao longo das temporadas, para que o jogo continue sendo de fácil entendimento e adesão de novos jogadores. Para jogar a nova temporada é importante ressaltar: os usuários precisam atualizar o aplicativo nos seus dispositivos móveis, para entrar em contato com o Cartola FC já com as mudanças de 2018.

O prêmio final, um dos grandes atrativos do game, é uma ida à final da Copa América de 2019. O grande vencedor do campeonato levará o pacote da viagem.

Criado há 13 anos, o Cartola FC é visto como um produto "queridinho" dentro da área de esportes do Grupo Globo, segundo o Gerente de Produtos de Futebol e Lutas, Marcos Botelho. "Ele fala com um público enorme, jovem e heavy user de futebol. A importância do game para os outros negócios da casa é enorme. Quem joga no Cartola obrigatoriamente tem que consumir algum tipo de informação: buscar notícias no site do Globo Esporte ou acompanhar os principais jogos do campeonato na TV, por exemplo. Ou seja, o consumo de conteúdo de um 'cartoleiro' é muito maior do que o de qualquer outro consumidor de esporte.", explica.

Sucesso de público, o Cartola FC é o aplicativo mais baixado do Grupo Globo. Justamente por conta da fiel legião de fãs que ele possui, os desenvolvedores do jogo mantêm uma relação bem próxima com o público. "Fazemos pesquisas constantes com os jogadores do Cartola e nunca adotamos nenhuma nova funcionalidade sem ter certeza de que é isso que o público quer.", afirma Botelho. E ele conclui: "A gente trabalha para entregar exatamente o que o consumidor quer.".

Em ano de Copa do Mundo, o Cartola enfrenta a data com prós e contras. "É claro que, por conta da Copa, há muito mais gente ligada no futebol mas, ao mesmo tempo, o Campeonato Brasileiro fica paralisado por um mês por conta dela. Então demanda um trabalho de reativar o público após a final dos jogos mundiais.", finaliza Botelho.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui