Livro e sessão de cinema homenageiam o cineasta Sylvio Back nesta quarta, em Curitiba

Nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, a Cinemateca de Curitiba recebe uma dupla homenagem ao cineasta Sylvio Back. A partir das 18h, haverá venda de livros autografados de "A Formação de um Cineasta: Sylvio Back na Cena Cultural de Curitiba nos anos 1960", de Rosane Kaminski, seguida de palestra com a autora, bate-papo com o homenageado e uma sessão especial de "Lance Maior", que está completando 50 anos em 2018.

A obra de Rosane retrata o processo de formação cultural de Sylvio Back, que atualmente tem 81 anos e soma 38 filmes no currículo. O recorte temporal é demarcado pela sua chegada na cidade de Curitiba e sua entrada oficial no jornalismo cultual em 1959, passando pelas experiências de crítico de cinema e de produção de filmes de curta e média-metragem que antecedem a existência material de seu primeiro longa. No outro extremo da história, está o lançamento de "Lance Maior", em 1968. O filme marca o início de sua projeção efetiva na cinematografia nacional em um contexto sociopolítico bastante conturbado. No dia do evento, a venda dos livros e a sessão de autógrafos com a autora estão marcadas para às 18h. Na sequência, às 19h, ela ministra uma palestra intitulada "A Formação de um Cineasta". Em seguida, às 20h, o próprio Back participa de um bate-papo com o público presente.

Por fim, às 20h30, começa a exibição de "Lance Maior", filme que aborda um triângulo amoroso entre jovens de diferentes classes sociais que vivem em Curitiba na década de 1960. No elenco, destacam-se nomes como Regina Duarte, Reginaldo Faria e Irene Stefânia.

O evento é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba – Cinemateca de Curitiba; Departamento de História – UFPR; Linha de Pesquisa em Arte, Memória e Narrativa – PPGHIS UFPR; e Grupo de Pesquisa NAVIS – Núcleo de Artes Visuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui