TV Ines lançará primeiro programa de futebol para surdos da TV brasileira

Única TV brasileira com programação voltada para surdos 24 horas por dia, a TV Ines completou quatro anos no ar em abril deste ano e segue reforçando seu compromisso com a acessibilidade. A emissora prioriza Libras e conta com legendas e locução em todos os produtos – sejam eles na televisão linear ou em streaming, video on demand, aplicativos para smartphones, tablets entre outros. Todos os programas e projetos, originais ou licenciados, são desenvolvidos por uma equipe de profissionais surdos, ouvintes, tradutores intérpretes e profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos, uma vez que o canal é fruto de uma parceria entre o INES e a TV Escola/Roquette Pinto Comunicação Educativa.

"A preocupação com a acessibilidade está no cerne da TV Escola e, por isso, precisamos defender esses nossos eixos na prática.", explica a assessora de comunicação da TV Ines/TV Escola, Verônica Cobas. "Isso é muito relevante pra gente e, além de mantermos a TV Ines, também nos preocupamos em tornar os conteúdos da TV Escola mais acessíveis.", completa. Em sua programação linear, a TV Escola tem uma série de conteúdos exibidos com áudio-descrição e legenda descritiva. O recém-lançado reality show "Supermerendeiras" é um exemplo.

Contando com a TV Ines, são cinco emissoras ao redor do mundo com atividade semelhante. Na grade da emissora brasileira, a programação é eclética e tem foco na comunicação educativa: as atrações passam essencialmente por informação e cultura, mas também abordam entretenimento, esportes, documentários, desenhos animados, tecnologia, aulas de Libras, filmes, entre outros. Entre os destaques de audiência do canal, estão "A Vida em Libras", apresentado por Heveraldo Ferreira, e "Boletim Primeira Mão", com Áulio Nobrega e Clarissa Guerreta.

Em recente pesquisa realizada com os surdos por oito capitais do Brasil – a primeira relacionada a essa parcela da população considerando-a como mercado específico – a equipe por trás do canal constatou que havia uma demanda por acesso à informação e entretenimento e, especialmente, esses dois tópicos unidos em um mesmo tema: o esporte. A partir daí, o diretor de produção e programação da TV Ines/TV Escola, Claudio Jardim, desenvolveu uma ideia original – o "Mão na Bola", programa sobre futebol voltado exclusivamente aos surdos. "A ideia é levar notícias de futebol para esse público em formato de listas. A cada semana, apresentaremos um 'Top 10', como 'os dez melhores gols do Campeonato Brasileiro', por exemplo, sempre com a participação de convidados, como técnicos de clubes ou ex-jogadores famosos.", descreve Jardim. Para exibição de imagens, a emissora contará com uma parceria da área de esportes da Rede Globo, que fará a cessão das mesmas. O "Mão na Bola" ainda não tem data de estreia definida, mas a previsão é ainda para 2018.

Por fim, a TV Ines comemora os bons resultados – já são três milhões de pessoas acessando a programação nos múltiplos canais de transmissão – e coloca, como desafio principal, a chegada às redes de transmissão por canal a cabo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui