Conteúdo regional
23/01/2018, 00:41

Canal Curta! busca projetos de produtoras fora do eixo RJ-SP

Temas relevantes, pesquisa aprofundada, espírito analítico, distanciamento crítico e estética apurada. Com esses cinco pilares em mente o canal Curta! convida produtoras com sede fora do eixo RJ-SP a apresentar novos projetos para pré-licenciamento pelo canal e financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

A grade do canal Curta! é focada em documentários e sua audiência é formada atualmente por cerca de 2 milhões de espectadores frequentes dos quais 56% têm nivel superior e outros 42% mestrado e doutorado.

A convocação visa a enriquecer o banco de projetos do canal para elaboração de uma nova proposta de programação, na linha Prodav 02 do FSA, viabilizada por recente suplementação de quase R$ 100 milhões específica para projetos de produtoras estabelecidas "fora do eixo" (nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo ou nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

Os novos projetos se somarão aos já cadastrados no banco de oferecimentos ao canal, advindos de diversas rodadas de negócios regionais e de oferecimentos espontâneos de todo o país, sempre inscritos diretamente por suas produtoras no formulário eletrônico canalcurta.tv.br/envieseuprojeto.

A seleção dos projetos a serem pré-licenciados para estréia no Curta! é realizada por um coletivo interdisciplinar de curadores que tem entre seus membros nomes como Camila Lamha, Ana Paula Mansur, Marina Kezen, Barbara Louise Fredericio, Daniela Nigri, Bibiana se Sá e Eduardo Fradkin.

A coordenadora da curadoria do Curta!, Bibiana de Sá, explica os interesses: "Estamos em busca de telefilmes ou séries documentais que provoquem reflexão, gerem debate e lancem novos olhares sobre eventos, períodos e personagens expressivos da história do Brasil ou mundial, sejam vivos ou mortos. Buscamos também análises de questões urgentes do mundo contemporâneo, sem panfletarismo ou sectarismo, sempre abordados com distanciamento histórico-sociológico".

Embora as produtoras proponentes devam pertencer às regiões fora das UFs Rio e SP, os temas dos projetos não precisam ser regionais nem nacionais.

Os temas centrais da grade do canal Curta! são:
Segundas da Música – jazz, blues, instrumental e pop-cult;
Terças das Artes – artes cênicas, arquitetura e design;
Quartas do Metacinema – documentários sobre cinema;
Quintas do Pensamento – literatura, filosofia e sociologia;
Sextas da Sociedade – história política do Brasil e do mundo e sociedade.

No formulário de inscrição, além de todos os dados solicitados, o proponente deve cumprir os requisitos abaixo:
– No campo "Projeto proposto a partir de edital, 'pitching', rodada de negócio ou encontro em algum evento? Especificar qual.", responder com "PRODAV02Curta!2018".
– No campo "Links para filmografia do diretor, CV da equipe técnica e arquivos complementares.", incluir a maior quantidade possível de informações sobre os realizadores, a equipe, a filmografia anterior e a produção do projeto.

O prazo para envio dos projetos para o novo Prodav 02 vai até 16 de fevereiro de 2018.

Comentários

3 Comentários

  1. Jorge Luiz dos santos disse:

    Eu tenho um documentário, que na verdade foi meu Tcc de jornalismo na faculdade Fiaam-Faam. Ele tem 25 minutos porém o seu diferencial, porque para Tcc é obrigatório no máximo 15 minutos.
    É um perfil do jornalista mais famoso do Brasil.
    José Hamilton Ribeiro – conta como foi sua vida de jovem, até a viagem ao Vietnã onde perdeu metade da perna esquerda.
    Hoje é o repórter do programa Globo rural, fazendo ótimas matérias com histórias saborosas. Fico a disposição.
    ABS
    Jorge Luiz dos santos

  2. Carlos disse:

    Como posso encontrar um curta em que, um carro de passeio, com dois casais, segue em uma estrada e, um caminhão também, Durante o filme, são exibidas cenas do carro, e do caminhão. na estrada. No final, chegam em um cruzamento… o carro na estrada de baixo e o caminhão na estrada que cruza, em um viaduto. Estavam em estradas diferentes.

  3. maria catarina mota ferreira disse:

    Boa tarde,poderia tirar uma dúvida,em qualquer momento pode enviar projeto,e os projetos só podem ser documentário pois sou professora e pedagoga foco muito na educação principalmente na nossa (BRASIL).já que o canal da oportunidade não poderia ter um programa falando da educação trazendo proposta de melhora na educação,fando dos quatros canto do país;educação inclusiva,educação especial ou seja educação para todos,paro por aqui para entender o melhor jeito é falar pessoalmente.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2018 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top