Inscrições para a 19ª Goiânia Mostra Curtas estão abertas até 4 de julho

As inscrições para a 19ª Goiânia Mostra Curtas estão abertas até o dia 4 de julho pelo site oficial do evento. A participação é gratuita e os filmes vencedores das mostras competitivas levam o Troféu Icumam além de prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria cinematográfica, com foco no incentivo à produção. Além da votação popular, há um júri oficial que elege os destaques da competição formado por realizadores, roteiristas, diretores, críticos e pesquisadores.

A Mostra acontece entre os dias 8 e 13 de outubro de 2019 no Teatro Goiânia, em Goiânia (Goiás) e contempla cinco divisões competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e Mostrinha – esta última, voltada ao público infanto-juvenil, articula a rede pública de ensino do estado e municípios. Haverá ainda uma mostra especial não-competitiva que aborda uma temática relevante do cotidiano para promover reflexão, representatividade e discussão.

Podem ser inscritos filmes de ficção, documentários, obras experimentais e de animação, todos com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2018 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento disponível no site. A lista de selecionados será divulgada até o dia 22 de julho, também pelo site – a data está sujeita à alteração.

Além da Mostra, a programação prevê ainda lançamentos literários, debates, encontros com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais e oficinas voltadas à formação, qualificação e capacitação dos participantes. Esta edição apresenta ainda a Feira Audiovisual, um espaço pensado para reforçar a continuação do desenvolvimento de curtas-metragens, discutir sua importância no Brasil e como o formato é fundamental para representar o cinema brasileiro no exterior. Estarão presentes no evento cineastas, produtores, agentes internacionais de vendas, representantes internacionais, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento.

O time de curadores desta edição é formado por Maria Abdalla, diretora-geral do festival, além do cineasta Eduardo Valente (Curta Mostra Goiás), o diretor e produtor Cesar Cabral (Curta Mostra Animação), a jornalista, documentarista e escritora Gabriella Romeu (Mostrinha), a pesquisadora e curadora Lila Foster (Curta Mostra Especial) e o programador, pesquisador e crítico de cinema Marcus Mello (Curta Mostra Especial).

A Goiânia Mostra Curtas é realizada pelo Icumam Cultural e Instituto com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e Agência Nacional do Cinema – Ancine, e apoio da Unimed, Sesi Goiás e Sebrae Goiás. No momento, o Icumam busca outros parceiros junto a empresas, parcerias institucionais e organizações do terceiro setor para sua realização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui